Mais de três mil metros de ciclovia recebem pintura e manutenção

Trabalho realizado pela Prefeitura aconteceu no trecho entre a ponte estaiada e o Corredor Metropolitano

A malha cicloviária é um importante dispositivo para a mobilidade urbana em Hortolândia e, também, contribui para o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade. Atualmente, são mais de 42 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, com intersecções que contribuem para o fácil e rápido deslocamento dos ciclistas. As equipes da Prefeitura realizam, periodicamente, a manutenção em diversos pontos. Nesta quinta-feira (21/09), a etapa de trabalho aconteceu em aproximadamente 3.100 metros com a pintura e a zeladoria no trecho desde a Ponte da Esperança (estaiada) seguindo pelo Corredor Metropolitano no sentido Jardim Nova América.

"Foram realizadas, no local, a pintura com a característica manta vermelha, que indica o espaço como exclusivo para a circulação de bicicletas, além de pequenos reparos necessários. Este trabalho é periódico e acontece de acordo com a demanda necessária. Continuaremos os serviços para manutenção, desenvolvimento e aumento de toda a malha cicloviária na cidade", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Os eixos cicloviários da cidade são compostos em aproximadamente 37 quilômetros de ciclovia, 4 quilômetros de ciclofaixa e 800 metros de ciclorrotas. Na semana passada, a Prefeitura concluiu a pintura de 1.200 metros do dispositivo ao redor do Parque Socioambiental Remanso das Águas, localizado na região do Jardim Carmen Cristina. Recentemente, a Administração Municipal implantou 5 quilômetros de ciclovia no "Superviário", local onde, no domingo (24/09), às 7h30, será dada a largada para o tradicional passeio "Vem de Bike"

Também foi concluída a implantação de ciclovia no  Parque Socioambiental "GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis", ao lado do condomínio Green Park e em um trecho cicloviário no novo Viário Santa Fé. Além disso, a pintura de 850 metros de ciclofaixa na avenida Cora Coralina, no Jardim Amanda, são exemplos de ações recentes da Prefeitura para atingir 100 quilômetros de ciclovia. A construção de novas avenidas, modernas e planejadas também contam com ciclovias. A pintura e a implantação de ciclofaixas em vias, parques e praças em diferentes regiões da cidade continua sendo realizada periodicamente. O objetivo é atingir 100 quilômetros de ciclovia em Hortolândia.

Mais segurança viária

Também na tarde desta quinta-feira, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana apoiaram na distribuição de panfletos orientativos para pedestres sobre a segurança na travessia de linhas férreas realizada pela companhia ferroviária Rumo Logística e pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres).