Agentes Comunitários de Saúde de Hortolândia concluem formação em curso técnico

Por meio de aulas teóricas e práticas, agentes foram habilitados para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quarta-feira (20/09), a formatura do curso técnico dos Agentes Comunitários de Saúde. Realizado pelo “Projeto Saúde com Agente”, uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Ministério da Saúde, o curso viabilizou a formação técnica de 41 Agentes de Saúde do município. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Câmara Municipal de Hortolândia.

Com duração de 10 meses, a formação técnica dos Agentes de Saúde contabilizou uma carga total de 1.275 horas. De natureza técnica, a formação foi realizada por meio de atividades em EAD (Educação à Distância) e de atividades práticas presenciais. Os Agentes de Saúde são os profissionais que atuam diariamente no diagnóstico das condições de vida e saúde da população a partir de um trabalho articulado com profissionais da vigilância em saúde e da atenção básica.

Durante a formação técnica, os agentes desenvolveram habilidades para realização de diagnósticos na população, desenvolvimento de trabalho integrado com outras áreas da saúde, além de aprenderem técnicas para promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias. A formação técnica também permitiu aos Agentes da Saúde aprimorar competências para coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares utilizando dispositivos eletrônicos.

O conteúdo programático do curso contemplou temas como elaboração de estratégias para prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, trabalho em equipe, ações de vigilância sanitária em saúde, controle de ambiente, vacinas, noções em microbiologia e parasitologia e conhecimentos em fisiologia e anatomia humanas. Todos os Agentes de Saúde receberam certificado de conclusão pela formação no curso.