Projeto Afro Empresarial de Hortolândia é apresentado como “caso de sucesso”, em evento na PUC

Ecafro é realizado, nesta segunda-feira (18/09), em Campinas

O Projeto Afro Empresarial da Prefeitura de Hortolândia é um dos quatro “casos de sucesso” apresentados à comunidade universitária, nesta segunda-feira (18/09), durante o “Ecafro”, realizado na Faculdade de Ciências Econômicas, no câmpus 1 da PUC (Pontifícia Universidade de Campinas), no Pq. Rural Fazenda Santa Cândida. Ao longo de todo o dia, o evento enfocou os desafios e as oportunidades na inserção socioeconômica de africanos e afro-brasileiros.

O projeto de Hortolândia, em execução pela Administração Municipal há aproximadamente um ano, foi apresentado às cerca de 90 pessoas presentes pelo coordenador do Espaço Afro Empresarial, Édson Ferraz. O Espaço é um órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e funciona na loja 234/235B do Shopping Hortolândia, na Rua José Camilo de Camargo, 5, na Região Central. Promove articulações entre os setores público e privado, debates, cursos livres e formações com a temática do afro empreendedorismo, buscando fomentar as iniciativas produtivas locais. Atualmente, o espaço conta com uma rede de aproximadamente 150 afro empreendedores e quatro empresas que disponibilizam seus conhecimentos de forma gratuita para fomentar o afro empreendrismo na cidade.

“A ideia é que os alunos do Setor de Economia da PUC pudessem entender como foi feita essa construção. O evento é voltado para o núcleo da PUC que trata das vendas entre o Brasil e a África, como um todo. Hortolândia mostrou o seu Espaço Afro Empresarial, como funciona, a quem atende e os objetivos a construir. Fizemos algumas pontes importantes para fortalecer e ajudar a mapear onde estão estes afro empreendedores e fortalecer a rede de empreendedores do espaço. Temos o sonho de levar este projeto para outros shoppings em diferentes municípios”, explicou Ferraz.

O Ecafro é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas e, segundo os organizadores, busca “promover a inclusão, a diversidade e o diálogo construtivo para a elaboração de uma cultura da paz, buscando alinhamentos conceituais em prol de uma comunicação empática, que nos permita qualificar os debates econômicos e contribuir com a construção de sociedade mais respeitosa, justa e solidária, através da apresentação de conteúdos científicos, ações empreendedoras, manifestações culturais e artísticas e apresentação de políticas públicas e empresariais, com ênfase nos aspectos étnicos e nas desigualdades e assimetrias geradas em função dessa condição”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, a oportunidade de apresentar o projeto abre novos leques de parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino superior.

“Já existe uma parceria da Prefeitura com a PUC, através da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Agora, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também está se aproximando, com o foco no Afro empreendedorismo, no intuito de interagir Brasil e África, coletando dados econômicos para subsidiar futuras relações internacionais. A ideia é fazer mapeamento de cor e raça no território. O fórum foi fundamental para diagnosticar ‘cases’ de sucesso. O próximo passo é aproximar a academia do município para determinar acertadamente projetos no âmbito empreendedor”, afirmou Pádua.