Esquadrias de vidros e janelas começam a ser instaladas no novo Paço Municipal

Obra da nova sede da Prefeitura de Hortolândia avança para receber servidores no início de 2024

Avançam as obras do novo Paço Municipal. De acordo com a empresa contratada pela Prefeitura, já foram concluídos mais de 60% dos trabalhos. Quem trafega pelo Corredor Metropolitano observa, diariamente, a evolução do trabalho que acontece no local. Além da construção da usina fotovoltaica, agora, a instalação de esquadrias de vidros e janelas avança. Serviços internos de alvenaria, impermeabilização, piso, revestimento, instalações hidráulica e elétrica,  também estão a todo vapor. A empresa responsável pela obra mantém a previsão de finalização dos trabalhos para novembro deste ano.

Usina Fotovoltaica

A Administração Municipal aguarda a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) concluir os últimos ajustes na rede de energia elétrica do novo Paço Municipal para possibilitar que a usina comece efetivamente a funcionar. A usina deverá produzir energia suficiente para abastecer o novo Paço. A produção excedente será transmitida à rede elétrica da CPFL para compensações futuras. A usina proporcionará redução da conta de energia, gerando economia para o município. A construção da usina é realizada com recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

NOVO PAÇO

O Novo Paço é erguido em terreno de 60 mil metros quadrados, próximo ao do Corredor Metropolitano e nas imediações da Ponte da Esperança. A Ordem de Serviços para o início da obra foi assinada em 29 de junho de 2022. A terraplenagem começou em julho de 2022. Em seguida, veio a etapa das fundações e de implantação das colunas.

A futura sede do Poder Executivo abrigará todas as secretarias e órgãos municipais de atendimento ao público que atualmente ocupam imóveis alugados, de acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. Um dos objetivos da ação é reduzir custos fixos da Prefeitura com a infraestrutura necessária ao seu funcionamento.

Como o prédio será construído com estruturas pré-fabricadas, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica prevê maior confiabilidade no cumprimento do cronograma. “Com essa estratégia, pretendemos reduzir e eliminar custos indiretos, desperdício de material e ociosidade de pessoal. Em resumo, a obra fica mais rápida e sem surpresas no orçamento final”, esclarece o secretário da Pasta, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

O imóvel terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e, no espaço remanescente, haverá jardins e estacionamento. O projeto prevê ainda que o prédio tenha cisternas para armazenamento de águas da chuva, que serão utilizadas tanto na manutenção dos jardins quanto na limpeza do próprio Paço.