Limpeza dos bueiros evita enchentes no período chuvoso

Serviço é realizado pela Prefeitura de Hortolândia em mais de 100 dispositivos por mês

Equipes da Prefeitura de Hortolândia preparam os sistemas subterrâneos onde localizam-se as tubulações das redes de esgoto e águas pluviais para a época das chuvas fortes. A ação preventiva desta segunda-feira (11/09), foi o mutirão de limpeza dos bueiros realizado em ruas do Jardim Boa Esperança. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é mais uma etapa. No Parque Orestes Ôngaro, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), também acontecem obras que melhoram a drenagem no bairro.

Mensalmente, mais de 100 bueiros de todas as regiões recebem a limpeza. Diversos materiais como resíduos de construção, sacolas plásticas, embalagens de todos os tipos e outros recicláveis, descartados irregularmente nas vias e, também, pelos vasos sanitários das residências foram retirados para evitar o entupimento do sistema, pois causam enchentes, alagamentos, buracos e erosões no asfalto.

"Quando o sistema de drenagem encontra obstruções, o fluxo de água é comprometido. Precisamos da conscientização da população para o correto descarte de resíduos, além de encorajar denúncias de locais onde o descarte irregular persiste. O descarte impróprio de lixo e resíduos, tanto em espaços públicos quanto através dos sistemas de esgoto é crime ambiental e gera uma série de prejuízos para a cidade e a população. O problema vai desde o rompimento da tubulação até grandes alagamentos e erosões. Com o mutirão de limpeza em andamento e a colaboração da população, conseguiremos ter um verão mais tranquilo", explica Marcos Panício, conhecido também como Mercadão.

Serviços na rede de esgoto

A instalação da rede coletora de esgoto também continua em diferentes pontos da cidade. Para atingir 100% de coleta e tratamento, a Administração Municipal e a Sabesp seguem com o trabalho em pontos do Jardim das Colinas, Paque Ortolândia e entre a passagem de nível sob a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) até o Jardim São Bento, trabalho que, além do bairro, beneficia diversas residências e empresas localizadas no Jardim Stella e Chácaras Luzitana. O mutirão de fiscalização contra o descarte irregular dos dejetos domésticos, que deságua em lagos, lagoas, rios, nascentes e mananciais, poluindo as águas e causando mau cheiro também é feito, diariamente, em diferentes locais seguindo um cronograma elaborado.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto e descarte irregular de lixo e entulho. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.