Prefeitura de Hortolândia inicia mês da árvore com plantio de Ipês

Avenida Marcos Matiussi Curcio de Souza no bairro Parque Bella Ville, em breve estará mais colorida com variedades de espécies

No último sábado (02/09), a Prefeitura de Hortolândia iniciou a celebração do Mês da Árvore, com uma ação significativa de arborização no bairro Parque Bella Ville. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com a empresa DC Logística, realizou o plantio de 262 mudas das espécies Ipês Branco, Roxo e Amarelo ao longo da avenida Marcos Matiussi Curcio de Souza.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que o plantio contribui para melhorar o conforto térmico local, a qualidade do ar, e, principalmente, a saúde dos moradores. Além disso, a arborização visa tornar a avenida mais atraente aos olhos dos cidadãos.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, enfatizou a importância dessa ação. "Hortolândia é uma cidade que tem a preservação do meio ambiente como uma das suas prioridades. A arborização desempenha um papel importante na melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de favorecer a qualidade do ar e deixar ainda mais linda todas as ruas e avenidas”, destacou Eliane.

A ação foi bem recebida pela comunidade local. O morador do bairro há cerca de dois anos, Vitor Oliveira Sato, expressou sua aprovação com elogios. "Esse plantio é importante para o meio ambiente e para a cidade ficar mais arborizada. Nos últimos dois anos, tivemos muitas queimadas, o que prejudicou a arborização do bairro. Agora, com a plantação, vai melhorar a área verde, ajudando nosso bairro a ficar ainda mais bonito”, comentou.

Durante a ação, a equipe de educação ambiental demonstrou um compromisso notável ao envolver ativamente os moradores e comerciantes locais. Eles convidaram a comunidade a participar do plantio e disponibilizaram materiais informativos, apresentando informações sobre a preservação da natureza e esclarecendo dúvidas.

"A ação de arborização urbana em Hortolândia é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para todos”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Educação da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Zanoni.