Prefeitura faz novo sorteio do Minha Casa Minha Vida para recompor lista de espera

Mais de oitenta pessoas sorteadas no dia 26 de agosto não compareceram para entregar documentos na Secretaria de Habitação

A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste domingo (02/12), o sorteio para recompor a lista de espera de pessoas contempladas com apartamentos do Jardim Novo Ângulo, construídos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. O sorteio será, a partir das 8h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) do Jardim Nova Hortolândia, localizada na rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd. N.Sra. Auxiliadora.

De acordo com a diretora de Habitação Maria José Araújo, o sorteio se faz necessário porque 83 pessoas sorteadas no dia 26 de agosto não responderam aos chamados da Prefeitura para entrega de documentos. “Convocamos essas pessoas por meio de cartas registradas, publicação em jornal, site, mas elas não deram retorno, então temos que refazer essa lista”, explicou.

O governo federal, que realiza o programa Minha Casa Minha Vida, exige o sorteio de pessoas para compor uma lista de espera. No dia 26 de agosto foram sorteadas 180 famílias para o cadastro reserva. Deste número, 83 pessoas não aderiram ao programa.

“Caso ocorram desistências ou alguma família não atenda aos critérios exigidos para se tornarem beneficiárias do programa, a Caixa Econômica Federal utiliza esta lista extra até completar a entrega das 300 unidades disponíveis. Por isso, a lista é muito importante”, explicou Maria José.

No sorteio para recomposição da lista participarão as 4.000 pessoas inscritas no Programa Minha Casa Minha Vida, com renda familiar bruta de até R$ 1.600. Os nomes são colocados numa urna. O sorteio acontece na presença de representantes da Caixa Econômica Federal, do Conselho Municipal de Habitação, da Equipe Técnica da Secretaria de Habitação e dos inscritos. Serão sorteadas 220 famílias para completar a lista de espera.

As pessoas sorteadas no domingo deverão comparecer na Secretaria de Habitação nos dias 3,4 e 5 de dezembro com os seguintes documentos: RG, CPF, PIS, Título de Eleitor, carteira de trabalho, holerite atualizado (titular e cônjuge), comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento dos filhos menores, certidão de casamento (com averbação quando for o caso de separação). O não comparecimento implicará na perda da unidade habitacional.

Os apartamentos sorteados estão em construção no Jardim Novo Ângulo. São 600 imóveis distribuídos em dois residenciais: Bertioga e Guarujá, com 300 unidades habitacionais cada. A previsão da Secretaria de Habitação é de que as pessoas contempladas no sorteio mudem para os condomínios até o final do primeiro semestre de 2013.

Para construir os apartamentos são investidos R$ 35,4 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 47 m². Neste ano, a Prefeitura entregou os primeiros 500 apartamentos do Minha Casa Minha Vida, construídos no Jardim Minda.

AVANÇO

Desde 2005, quando assumiu o governo, o prefeito Angelo Perugini construiu 2.028 unidades habitacionais para famílias de baixa renda e regularizou 3.029 imóveis instalados em áreas públicas, ações que reduziram em 44% o déficit habitacional, estimado em 11.500 moradias.

Para isso, foram necessários investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões entre verbas municipais, do Estado e da União. Os recursos financeiros priorizaram ações para retirar famílias da beira de córregos e levá-las para moradias dignas, com acesso a infraestrutura e saneamento, e atender a população de baixa renda (com renda familiar mensal de até R$ 1.600,00) que paga aluguel.