Limpeza de bueiros realizada pela Prefeitura de Hortolândia evita alagamentos durante épocas de chuva

Serviço foi intensificado nos bairros Jd. Boa Esperança e Jd. Santa Fé

A limpeza de bueiros assume papel importante no escoamento adequado das águas pluviais, prevenindo inconvenientes para os cidadãos. Quando o sistema de drenagem encontra obstruções, o fluxo de água é comprometido, e, em casos extremos, resultando em enchentes que atingem áreas residenciais. Com isso, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta quarta-feira (30/08), uma operação de limpeza e manutenção de bueiros na rua Catanduva, no Jardim Santa Fé, e na rua 21, no Jardim Boa Esperança.

A Secretaria de Serviços Urbanos enfatiza a importância da conscientização da população para o correto descarte de resíduos, além de encorajar denúncias de locais onde o descarte irregular persiste. O descarte impróprio de lixo e resíduos, tanto em espaços públicos quanto através dos sistemas de esgoto, figura como uma das principais causas de entupimentos das redes de drenagem, ocasionando rompimentos nas tubulações subterrâneas.

O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, conhecido também como Mercadão, alerta a população que todo lixo jogado de forma inadequada na rua é levado pela chuva e vai parar nos bueiros. “São vários tipos de materiais encontrados, como resíduos de construção, sacolas plásticas, embalagens de todos os tipos e outros recicláveis. Estes resíduos acondicionados de maneira incorreta provocam diversos problemas, e um deles, é a obstrução dos bueiros da cidade impedindo o escoamento da chuva causando grandes transtornos à comunidade”, destacou.