Prefeitura ajuda sorteados em programa habitacional a preparar documentação para Caixa

Secretaria de Habitação faz atendimento individual das famílias até o dia 2 de outubro

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta semana, a segunda fase de atendimento as famílias contempladas no sorteio dos apartamentos em construção no Jardim Novo Ângulo, por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. O atendimento vai até o dia 02 de outubro, das 8h30 às 16h, no Paço Municipal Palácio das Águas, localizado na Avenida Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro.

Agora, a Secretaria Municipal de Habitação cadastra as famílias no CAD Único (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e coleta os documentos necessários para encaminhar o prontuário de cada família à Caixa Econômica Federal, que financia o programa.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias de baixa renda, com informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

“Os dados do CAD Único são transmitidos à Caixa via internet. Depois, a Prefeitura manda os prontuários em pastas individuais de cada família sorteada, inclusive as da lista de espera, para avaliação da Caixa dentro dos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo programa”, explica a secretária de Habitação, Maria José Araújo.

Participaram do sorteio, realizado no dia 26 de agosto, 4.600 famílias inscritas no programa habitacional, com renda familiar bruta até R$ 1.600. Os 600 imóveis sorteados estão distribuídos em dois residenciais: Bertioga e Guarujá, com 300 unidades habitacionais cada.

Das 600 unidades habitacionais, 50% (300 apartamentos) são destinadas a famílias que moram em área de risco ou em locais onde há projetos urbanísticos a realizar, com demanda indicada pela Prefeitura, sem necessidade de sorteio, conforme estabelece o Ministério das Cidades.

MORADIA SEGURA

Por meio da indicação direta, a Prefeitura tem o objetivo de realizar a remoção parcial de famílias que estão em áreas públicas nos bairros: Vila Inema, Santa Emília, Nossa Senhora Auxiliadora, Nova Hortolândia, Santa Rita de Cássia, Boa Esperança e Parque Perón.

Os apartamentos do Minha Casa Minha Vida, no Jardim Novo Ângulo, são realidade graças à parceria da Prefeitura com o governo federal, que realiza o programa.

Para construir os apartamentos são investidos R$ 35,4 milhões. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 47 m². Neste ano, a Prefeitura entregou os primeiros 500 apartamentos do Minha Casa Minha Vida, construídos no Jardim Minda.