Com palestra sobre “Práticas Sustentáveis e Educação Ambiental”, Prefeitura retoma II Semana de Educação “Integra Saberes”

Série de palestras recomeça, nesta segunda-feira (28/08), no canal da Secretaria de Educação, no YouTube

A Prefeitura de Hortolândia retoma, nesta segunda-feira (28/08), às 19h, a série de palestras da “II Semana de Educação - Integra Saberes”, promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O tema de abertura do segundo ciclo de debates,  “Práticas Sustentáveis e Educação Ambiental”, será abordado pela Dra. Iara Terra de Oliveira, docente da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) com pós-doutoramento na Universidade de Lisboa.

Ao todo, serão quatro palestras gratuitas e abertas à comunidade em geral. Todas elas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Secretaria no YouTube e poderão ser acessadas também posteriormente.

A semana busca promover discussões e reflexões importantes sobre o currículo municipal “Integra Saberes”. A meta é promover educação de qualidade, por meio da construção coletiva e democrática. O foco é fortalecer a prática pedagógica, destacando a importância da criança como centro do processo educativo, o cotidiano da sala de aula, as relações interpessoais, o processo de ensino e aprendizagem, além dos saberes da comunidade.

Profissionais da rede municipal de Educação participantes poderão solicitar a emissão de certificados durante as palestras, por meio do link disponibilizado em cada dia do evento. Os webinários acontecerão vão até quinta-feira (31/08), sempre às 19h. Não é necessário realizar inscrição previamente.

Confira os temas e os palestrantes:

(28/08) - “Práticas Sustentáveis e Educação Ambiental”: Dra. Iara Terra de Oliveira, docente da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), com pós-doutoramento na Universidade de Lisboa.

(29/08) - “A Arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz": Goimar Dantas, jornalista, roteirista, escritora e doutoranda na USP (Universidade de São Paulo).

(30/08) - “A contextualização do olhar sobre as pedagogias na Educação Infantil: Equipe Pedagógica da Educação Infantil – CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, formada por: Danielli A. M. P. Bortolotti, pedagoga, com pós-graduação em Libras e Educação de Surdos; Cristiane F. de Lima, pedagoga com pós-graduação em Direito Educacional e Coordenação Pedagógica – UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos); Fernanda C. J. Cavalcante, licenciada em Matemática, Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia Clínica e Maybe L. L. de Freitas, pedagoga, com pós-graduada em Gestão Educacional – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

(31/08) - “Educação em Direitos Humanos e o papel do educador frente à construção de uma sociedade empática, plural e ética”: Professor Dr. Clodoaldo Meneguello Cardoso, graduado em Filosofia e Letras, Dr. em Educação pela Unesp – Marília (Universidade Estadual Paulista), Pós Doutorado em História Social e Professor Emérito da Unesp - Bauru.