Encontro “Café com Entidades” promove laços entre Organizações da Sociedade Civil em Hortolândia

Evento organizado pela Prefeitura foi realizado nesta quinta-feira (24/08)

Nesta quinta-feira (24/08), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizou o encontro "Café com Entidades" na Casa Betânia da Paz, no Remanso Campineiro. A iniciativa, voltada para a colaboração entre OSCs (Organizações da Sociedade Civil), teve como objetivo central fomentar a discussão de estratégias que fortaleçam os laços entre os diversos setores sociais incluindo elaboração e execução de projetos sociais direcionados a crianças e adolescentes nos territórios abrangidos pelos cinco CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Hortolândia.

O evento contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, do Secretário de Governo, Cafu, e do Secretário Adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira. Também participaram da reunião autoridades ligadas aos conselhos municipais, como a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jacyra Souza, e o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Renato Bueno.

Entre os participantes do encontro, destacam-se as 12 Organizações da Sociedade Civil parceiras,além da presença de representantes do órgão gestor, bem como equipes dos CRAS, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CadÚnico (Bolsa Família), evidenciando a abrangência e a diversidade de esforços voltados ao desenvolvimento social da região.

O encontro, teve como principal foco o alinhamento com as informações técnicas necessárias para a concretização dos projetos sociais e estabelecer uma prestação de contas transparente, tanto em termos físicos quanto financeiros. Além disso, os gestores dos contratos estiveram presentes para discutir ações estratégicas e dados relacionados à vigilância socioassistencial.

"Uma das marcas da cidade inteligente e sustentável que estamos construindo é o ‘Cuidar das Pessoas.’ As entidades assistenciais são nossa comissão de frente, nosso batalhão, no enfrentamento às questões sociais e, também, o segmento que mais traduz nossa proposta de governo, que é cuidar das pessoas. São as entidades que chegam primeiro aos necessitados. Uma cidade inteligente não se consolida se não houver a participação dos cidadãos. E o trabalho das entidades, além de incentivar a participação, inclui as pessoas na vida da cidade, seja economicamente ou social. Ressalto que as entidades são a nossa representação nos bairros e que por isso é importante o investimento na qualidade do serviço prestado. Nada adianta construirmos avenidas, pontes, viadutos, o Novo Paço Municipal, se não for para melhorar a vida das pessoas. De nada adianta fazermos grandes obras, se não cuidarmos das pessoas", destacou Zezé Gomes.

O Secretário adjunto da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira, enfatizou a relevância das associações para a transformação positiva dos bairros e a melhoria das condições de vida da população. "Uma cidade inteligente não se consolida se não houver um cuidado especial e ativo aos cidadãos. As entidades desempenham papel essencial nesse cuidado, pois atendem as pessoas em vulnerabilidade sendo porta de entrada na oferta de serviços e por isso se torna importante e fundamental para as parcerias existentes com a administração municipal ", ressaltou.