Limpeza de bueiros é realizada no Jd. Santiago e Pq. Ortolândia

Prefeitura de Hortolândia realiza ação para evitar alagamentos recorrentes em épocas de chuva

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, está realizando nesta quinta-feira (24/08), uma operação de limpeza e manutenção de bueiros na região do Jardim Santiago e Parque Ortolândia. A ação tem como objetivo primordial não apenas prevenir alagamentos recorrentes, mas também preservar a integridade das redes de esgoto e águas pluviais, evitando problemas como o surgimento de buracos e erosões que impactam diretamente a infraestrutura das ruas.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a dedicação diária dos colaboradores envolvidos nessa atividade desempenha um papel crucial na retirada de materiais descartados irregularmente nos bueiros. O descarte inadequado de resíduos sólidos é uma das principais causas de obstruções nas redes de drenagem, agravando o risco de enchentes em épocas de chuvas intensas.

A secretaria reforça a importância da conscientização da população para o descarte correto de resíduos, bem como a colaboração no sentido de reportar locais onde o descarte irregular ainda ocorre.

O descarte inadequado de lixo e resíduos, tanto em áreas públicas quanto pela descarga do vaso sanitário ou ralo de pias, é uma das principais causas de entupimento das redes. São materiais que obstruem o fluxo de água, levando ao rompimento das tubulações subterrâneas.

Por isso, a ação de limpeza dos bueiros é fundamental para garantir a eficiência do sistema de drenagem da cidade.