Centro de Educação Musical de Hortolândia abre para visitação pública

Órgão da Prefeitura promove o evento “Vem pro CEM”, neste domingo (27/08), que terá apresentações musicais

Você sabia que a cidade tem um lugar onde pode se aprender música? É o CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Ronaldo Dias, órgão da Prefeitura. Para divulgar suas atividades e mostrar suas instalações, o centro realiza o evento “Vem pro CEM”, neste domingo (27/08). O espaço abrirá suas portas para o público às 14h. O CEM está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.

A equipe do centro estará à disposição dos visitantes para guiá-los e apresentar as salas, a infraestrutura e os instrumentos musicais do espaço. De acordo com a Secretaria de Cultura, o objetivo é aproximar o público da música. O evento será realizado no último domingo de cada mês.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que o evento é a oportunidade para estreitar os laços entre o centro e a população. “O ‘Vem Pro CEM’ está alinhado com o propósito da Prefeitura de democratizar o acesso às músicas erudita e instrumental de qualidade”, destaca Bueno.

Além de conhecer o CEM, o público poderá conferir apresentações musicais. A primeira atração, às 15h, será a cantora Mari Vasconcelos. Moradora da cidade, a artista apresentará repertório de MPB e forró.

Em seguida, às 16h, será a vez da Banda Municipal de Hortolândia, que completou 29 anos de existência. Atualmente, o grupo tem 40 integrantes, sendo a maioria músicos profissionais formados no próprio centro.

A programação musical será encerrada às 17h com o concerto do grupo Da Campana Pra Fora, que é formado por instrumentos da família dos metais, dentre os quais trompete, trompa, trombone e tuba.

CEM RONALDO DIAS

O CEM foi criado pela Lei Municipal Nº188, de 1º de junho de 1994. A mesma lei também determinou a criação da Banda Municipal. Atualmente, o centro tem 250 alunos e oferece 15 cursos (clarineta, eufônio, fagote, flauta, Musicalização, Núcleo de percussão erudita, Núcleo de percussão popular, Núcleo de práticas coletivas, oboé, saxofone, Teoria musical, trombone, trompa, trompete e tuba).

Além da Banda Municipal, o centro tem outros grupos, cujos integrantes são músicos que se formaram no centro e alunos. Os demais grupos do CEM são Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Vibrasax, Turuntuntun, Banda Jovem e Coral Jovem.

Em março de 2022, o CEM passou a ter o nome do maestro Ronaldo Dias de Almeida, que atuou no centro. Desde maio deste ano, a gestão do CEM é feita pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Central do Rock.

Evento “Vem pro CEM”:

Local: CEM Ronaldo Dias