“Investir em habitação é reduzir a pobreza”, afirma prefeito durante entrega de apartamentos

Prefeitura e Caixa entregam 500 unidades habitacionais para famílias de baixa renda

O prefeito Angelo Perugini e a Caixa Econômica Federal entregaram, sábado (2/6), as 500 primeiras unidades habitacionais construídas em Hortolândia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Os apartamentos, localizados no Jardim Minda, atendem famílias com renda de zero a R$ 1,6 mil (Faixa 1), prioridade do programa. A cerimônia contou com a participação de representantes da Caixa, vereadores, secretários e da deputada estadual Ana Perugini.

Durante seu discurso, o prefeito Angelo Perugini destacou que a área social é uma das prioridades da Administração. Ele lembrou que quando assumiu o governo, em 2005, havia mais de 2.000 famílias em áreas de risco e, somente, 54 casas construídas pela Prefeitura para atender a demanda.

A implantação de um projeto sério na área de habitação afirma o prefeito, transformou a vida de centenas de famílias: 1.367 casas já foram entregues, 600 estão em construção e outras 4.770 começam a ser construídas até o final deste ano, totalizando 6.737 unidades habitacionais.

“Trabalhamos muito e conseguimos diminuir a pobreza e a miséria nesta cidade. A garantia de moradia digna para as pessoas é um das principais ações na área social. Nunca se investiu tanto neste setor em toda a história de Hortolândia. A parceria com o governo federal, por meio da Caixa, é muito importante para concretizar nosso sonho de tirar todas as famílias da beira do córrego, garantir a elas uma vida com dignidade, infraestrutura e saneamento”, completou o prefeito.

Os empreendimentos Peruíbe e Praia Grande, com 240 e 260 unidades, respectivamente, receberam juntos investimentos da ordem de R$ 28 milhões do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). Os apartamentos são organizados em 12 e 13 blocos, com quatro unidades por andar, possuem uma área privativa de aproximadamente 49,76 metros quadrados, com cozinha, sala, banheiro, dois quartos e área de serviço. Nos dois empreendimentos, 3% das unidades são adaptadas para pessoas com deficiência.

O empreendimento conta com toda infraestrutura: redes de água e esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação asfáltica, calçadas e paisagismo. Os residenciais possuem ainda portaria, salão de festas, churrasqueira, quadra com grama e lixeira coletiva.

Cada unidade tem preço avaliado em R$ 52 mil, com mensalidades entre R$ 50 e R$ 160, de acordo com a renda familiar, reajustadas pela TR (Taxa Referencial de Juros), pagas durante 10 anos.

Em Hortolândia serão entregues 1.100 unidades pelo Programa. Outras 600 unidades habitacionais destinadas às famílias com renda na Faixa I do programa estão em construção no Jardim Novo Ângulo.

TEMPO DE COMEMORAR

De acordo com o secretário de Habitação, Francisco Raimundo da Silva, até o final deste ano, a Administração iniciará a construção de mais 4.770 moradias por meio de diversas parcerias.

“O momento é de comemorar o sonho destas famílias que foi transformado em realidade com a conquista da casa própria. Mais do que o imóvel, elas conquistaram dignidade, cidadania, respeito e qualidade de vida”, comentou Silva.

Segundo o superintendente regional em exercício da CAIXA, Luiz Geraldo Paratelli, a construção dos empreendimentos demonstra os esforços feitos pela CAIXA em levar o Programa Minha Casa, Minha Vida, a todas as cidades da região.

"A Caixa, principal agente de políticas públicas do Governo Federal, busca constantemente parcerias para atender a população de todos os municípios da RMC, prioritariamente famílias com renda enquadrada na faixa 1, com o objetivo maior de atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Paratelli.