Hortolândia promove curso de teatro para pessoas com deficiência atendidas pela APAE

Prefeitura ministrará aula inaugural nesta quinta-feira (24/08)

A arte ajuda a promover a integração de diferentes públicos na sociedade. É com esse objetivo que a Prefeitura de Hortolândia oferece o curso “Teatro Inclusivo” para 71 pessoas com deficiência (PCDs) atendidas pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A aula inaugural será nesta quinta-feira (24/08), às 14, na sede da organização. A atividade é uma parceria da Secretaria de Cultura com a própria entidade.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o curso destinado a PCDs aborda itens como dramatização, caracterização de personagens, espaço cênico, criação e apresentação de espetáculo teatral, linguagem teatral como ação, tempo, espaço e personagem. Por meio da oferta do curso, a proposta é estimular os aprendizes a desenvolverem criatividade, expressão e comunicação, e aprender a trabalhar em grupo e respeitar as diferenças. O curso acontecerá de segunda à quinta-feira. Com duração de sete meses, a atividade é um complemento à programação de aulas oferecidas pela entidade aos PCDs.

Para o Secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, o curso é importante por promover a inclusão de PCDs por meio da arte. “O teatro é uma forma de expressão que pode trazer muitos benefícios para as pessoas com deficiência. Além disso, o teatro pode ser um espaço de diversão, aprendizado e realização pessoal. Vamos realizar esse curso por acreditarmos no potencial dos alunos da APAE e na transformação que a arte pode gerar na vida das pessoas. Queremos que todos tenham acesso à cultura e à educação de qualidade, independente de suas condições. Esperamos que este seja um curso muito proveitoso. Que os alunos possam se expressar, se divertir e se emocionar com o teatro”, destaca o secretário.