Desfile de moda marca formatura do curso de “Corte, Costura e Modelagem”

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Instituto Federal São Paulo, foi realizado nesta sexta-feira (18/08)

Nesta sexta-feira (18/08), a Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizou a formatura de 40 alunos que concluíram com sucesso o curso de “Corte, Costura e Modelagem” dos programas “Capacita Hortolândia” e “Mulheres IFSP” (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). A cerimônia contou com 200 convidados e foi realizada no Auditório do IFSP (Instituto Federal São Paulo), na Vila São Pedro. A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento dos esforços dos estudantes, que se empenharam em aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

O evento contou com a presença do secretário adjunto, Gerson Ferreira; além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barro; do diretor de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, Tino Sampaio; e da diretora do programa do IFSP, Caroline Jango.

O ponto alto da cerimônia de formatura foi o desfile com a participação da aluna Regina Célia de Oliveira Sampaio, conhecida como "Dona Mocinha", que também realizou a Oratória do evento com muita animação.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a condução do evento ficou por conta do coletivo "Mulheres Fashion", composto pelas próprias alunas do curso, apresentando peças customizadas inspiradas nas décadas de 50 e 60, abarcando tanto a moda feminina quanto acessórios para animais de estimação.

Ao longo do evento, ocorreram vendas das peças confeccionadas pelas alunas, que desempenharam um papel crucial no fortalecimento da renda coletiva.

A aluna Simone Maria Moreira, de 47 anos, compartilhou sua alegria ao finalizar o curso. "Este curso abriu novas portas para mim e me deu confiança para explorar minha criatividade”, destacou.

A aluna Efigênia Maria de Souza, com 60 anos, expressou muito animada o quanto o curso foi importante para ela. "Participar dessa iniciativa me trouxe um senso renovado de propósito e alegria na aprendizagem e na minha vida”, enfatizou.

O secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira, ressaltou a relevância do curso para as mulheres. "O programa visa não apenas à qualificação técnica, mas também o resgate da dignidade humana, proporcionando melhores condições de vida e perspectivas de geração de renda para a comunidade local”, destacou.

A diretora do programa, Caroline Jango, enfatizou a importância do curso para as participantes. “O foco do programa é promover independência financeira, explorar a criatividade, além de abordar questões de direitos e saúde das mulheres, incentivando o empreendedorismo”, comentou. Além de Caroline, o curso teve coordenação do professor Hélio da Silva Ordonio. As aulas foram ministradas pelos profissionais Julia Santos Cutrim Oliveira e Nelsi Rodrigues da Conceição.

O Projeto "Capacita Hortolândia" é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Recrie. Sua missão é oferecer oportunidades de formação, estimulando o empreendedorismo, a empregabilidade e a inclusão produtiva na região.

As formações gratuitas são oferecidas pelo Programa acontecem no CQP I (Centro de Qualificação Profissional), localizado na Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara.