Máscaras africanas confeccionadas por professores municipais de Hortolândia serão expostas em Campinas

Peças poderão ser vistas gratuitamente, a partir deste sábado (19/08), na Casa de Cultura Aquarela

Máscaras africanas, elaboradas por professores de Artes da rede municipal de Hortolândia, serão expostas em Campinas, a partir deste sábado (19/08), durante a programação do Agosto Negro, celebrado na Casa de Cultura Aquarela, em Campinas. As 27 peças que compõem a exposição “Máscaras Africanas: arte, cultura e ancestralidade" já foram apreciadas pelo público local em maio deste ano, durante o 2o. Literalendo e o 13o. Hortolendo, eventos literários promovidos pela Prefeitura.

Com curadoria do professor de Arte e Música do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, Adelson dos Santos, a mostra busca homenagear e valorizar a diversidade cultural dos países africanos, destacando as múltiplas conexões entre o Brasil e a África. Os objetos foram confeccionados com juta, contas de madeira, ráfia natural, fio de sisal, barbante, búzios, argolas e outros materiais, por meio do emprego de técnicas diversas, tais como recorte, colagem, pintura e amarrações, dentre outras.

A exposição será aberta às 19h, juntamente com a realização de atrações musicais e outras atividades gratuitas da Semana de São Domingos do Agosto Negro. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, as obras poderão ser vistas até o dia 26 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A Casa de Cultura Aquarela está localizada na Rua Antônio Carlos Neves, 338, nas Chácaras Campos Elíseos, em Campinas.

“As máscaras africanas são elementos culturais de grande importância para as diversas etnias que compõem o continente africano. Elas são produzidas como instrumentos essenciais em várias cerimônias, como rituais de iniciação, nascimentos, celebrações e outras ocasiões importantes”, ressalta Adelson.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a programação da Semana também prevê uma homenagem especial ao artista de Hortolândia, recém-falecido, Jura do Pote, expoente da cultura de matriz africana. Haverá ainda a entrega da Sankofa, símbolo de resistência de origem africana a artistas da cultura preta presentes.O evento é coordenado pelos educadores Marcos Brytto e Suzana Montauriol.

SERVIÇO:

Exposição “Máscaras Africanas: arte, cultura e ancestralidade"

Data: De 19 a 26 de Agosto

Hora: das 14h às 20h

Local: Casa de Cultura Aquarela, Rua Antônio Carlos Neves, 338, Chácaras Campos Elíseos, Campinas/SP