Curso de corte, costura e modelagem forma 40 alunos em Hortolândia

Capacitação faz parte dos programas “Capacita Hortolândia” e “Mulheres IFSP”

Na próxima sexta-feira, dia (18/08), a Prefeitura realizará uma  formatura para um grupo de 40 alunos, que concluíram com êxito o curso de "Corte, Costura e Modelagem" dos programas “Capacita Hortolândia” e “Mulheres IFSP” (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). A cerimônia será no Auditório do Instituto Federal, na Av. Thereza Ana Cecon Breda, nº 1896, Vila São Pedro, a partir das 9h.

O destaque do evento será um desfile apresentado pelo coletivo "Mulheres Fashion", composto pelas próprias alunas do curso. O desfile contará com peças customizadas inspiradas nas décadas de 50 e 60, abrangendo moda feminina e também acessórios para animais de estimação, cujas vendas contribuirão para a renda do coletivo.

O curso teve coordenação do professor Hélio da Silva Ordonio e da diretora do programa do IFSP, Caroline Jango, juntamente com as aulas práticas de corte, costura e modelagem ministradas pelas profissionais Julia Santos Cutrim Oliveira e Nelsi Rodrigues da Conceição.

A diretora do programa, Caroline Jango, enfatiza a importância do curso para as participantes. “O foco do programa  é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo independência financeira, continuidade nos estudos, além de abordar questões de direitos e saúde das mulheres, incentivando o empreendedorismo”, comenta Caroline.

Uma das alunas do curso, Sandra Ribeiro de Souza, expressa sua alegria com a conclusão da formação. “ Eu estou muito feliz com essa conquista, só tenho agradecer a Deus por essa oportunidade”, destaca a aluna.

Outra aluna, Alice Aparecida Silvestre, compartilha sua satisfação. “Através desta oportunidade, eu me encontrei profissionalmente. Estou muito contente em me formar e saber que agora sou mais uma nova profissional no ramo da moda”, enfatiza Alice.

“ O programa visa não apenas a capacitação técnica, mas também a valorização da dignidade humana e melhores condições de vida para a comunidade”, disse o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

De acordo com a diretora Caroline Jango, o programa  está sendo executado no Campus Hortolândia em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social desde 2019. Trata-se de uma ação de grande relevância social. Poder acompanhar mais uma turma formada e qualificada é um grande orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo ao proporcionar esse tipo de oportunidade aos munícipes em situação mais vulnerável.

O projeto busca preparar as participantes para empreender na área de costura em cooperativas ou associações, incubadas pela IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), ligada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Durante o curso, as alunas receberam uma bolsa de R$200,00 do Instituto Federal para ajudar na locomoção e aquisição de materiais.

As aulas gratuitas do "Capacita Hortolândia" acontecem no CQP I (Centro de Qualificação Profissional), localizado na Rua Estados Unidos, nº 217, Jardim Santa Clara.