Hortolândia contrata 17 profissionais da área de farmácia para atuar na rede municipal de saúde

Com as novas contratações, Prefeitura amplia para 56 o número de funcionários da equipe farmacêutica do município

Hortolândia continua a ampliar o quadro de servidores da saúde para melhorar o atendimento à população. Por meio dos concursos públicos realizados recentemente, a Prefeitura contratou neste ano 17 profissionais da área de farmácia. Desses, sete são farmacêuticos (formação de nível superior) e dez são auxiliares de farmácia (formação de nível técnico).

Com essas novas contratações, o município amplia a equipe farmacêutica do município para 56 profissionais. A farmacêutica da Secretaria de Saúde, Karina Marangoni, destaca que esse número de profissionais é adequado para suprir a demanda do município.

“Com as novas contratações, resolvemos a questão da defasagem que havia no número de profissionais da área de farmácia. Com isso, fortalecemos a dispensação de medicamentos na rede pública de saúde. Salientamos ainda que os novos profissionais contratados têm formação específica na área de farmácia. Isso é fundamental para garantirmos que a população receba os medicamentos com segurança e na quantidade prescrita”, salienta Karina.

Ainda de acordo com Karina Marangoni, além de fazer a dispensão dos medicamentos, os farmacêuticos e os auxiliares de farmácia atendem os pacientes, dão orientações e esclarecem dúvidas sobre os remédios, o modo e a quantidade corretas de tomá-los. A Prefeitura de Hortolândia reforça que a dispensação de medicamentos somente pode ser realizada mediante a apresentação da receita médica pelo paciente.

Ainda sobre a dispensação de medicamentos, outra importante medida implementada pela Prefeitura de Hortolândia neste ano foi a atualização da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos). É a lista de remédios que são prescritos para os pacientes atendidos na rede pública de saúde do município.