CRAS Novo Ângulo realiza palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis e oferece teste rápido

Ação coordenada pela Prefeitura de Hortolândia oferece palestra e testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis para a população

A Prefeitura de Hortolândia, por meio das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e de Saúde, está organizando uma palestra voltada para a prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. O evento, que ocorrerá na sexta-feira (18/08), tem como foco a disseminação de informações sobre HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), além da oferta de testes rápidos para diagnóstico precoce. A iniciativa será realizada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo  Ângulo, a partir das 9h. A meta é que em outros CRAS também aconteça essa ação.

O enfermeiro do CEI (Centro Especializado de Infectologia), Igor David Serafim Corrêa, será o palestrante responsável por abordar os aspectos essenciais da prevenção e tratamento dessas doenças. “O objetivo central é conscientizar a população sobre a importância dos testes rápidos na identificação dessas infecções, ressaltando que tais exames estão disponíveis em todas as unidades básicas do município. A detecção precoce dessas doenças é fundamental, visto que o diagnóstico tardio pode acarretar em complicações para a saúde”, enfatiza o profissional.

O palestrante também abordará os estigmas e tabus associados ao tema. Segundo Igor, informações transparentes sobre HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis são essenciais para combater conceitos inadequados. "É crucial irmos além da simples recomendação do uso de preservativos. Isso é parte do protocolo de segurança, mas existem outros aspectos pouco difundidos. As pessoas precisam aprofundar seu entendimento sobre o assunto, incluindo seus direitos e os serviços de apoio disponíveis", argumenta o enfermeiro.

Após a palestra, os profissionais de enfermagem do CEI estarão prontos para realizar testes rápidos nos participantes interessados. Caso algum indivíduo seja diagnosticado com alguma das patologias mencionadas, ele será encaminhado para o centro onde o tratamento é oferecido de forma gratuita, melhorando as perspectivas de recuperação e qualidade de vida.

A Coordenadora do CEI (Centro Especializado em Infectologia), anteriormente conhecido como AMDAH (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), Larissa Naira Dias da Silva, salienta a relevância dessa campanha diante do alarmante aumento no número de casos. Ela afirma: "O contínuo crescimento da contaminação por HIV entre a população aponta para a necessidade de intensificar as ações de prevenção e conscientização sobre a transmissão do vírus”, destaca  Larissa.

O CEI desempenha um papel central no município como unidade de referência para o acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como o HIV, o vírus causador da AIDS. Além da testagem para detecção dessas doenças, o órgão também presta atendimento a pacientes com hepatites virais e oferece apoio a vítimas de casos agudos de violência sexual. De forma periódica, a instituição promove ações e campanhas voltadas para a prevenção de ISTs e Hepatites Virais, visando uma comunidade mais saudável e informada.