Filme gravado na Ponte Estaiada entra em cartaz em Hortolândia, nesta quinta-feira (10/08)

Primeiro filme do gênero motovelocidade gravado no Brasil, “Tração” inova ao registrar salto em cânion de 800 metros de altura

O filme ‘Tração’, longa-metragem do cinema independente nacional, estreia, nesta-quinta-feira (10/08), no cinema do Shopping Hortolândia. O lançamento do filme terá a presença do ator, produtor e diretor do longa, André Luís. A produção cinematográfica contou com o apoio da Prefeitura de Hortolândia ao gravar uma das cenas na Ponte Estaiada. O filme ‘Tração’ continuará em cartaz até o dia 16 de agosto, com sessões às 15h30 (consulte a disponibilidade de ingressos clicando neste LINK).

Inspirado em tramas literárias do universo do motociclismo da década de 1970 e na própria experiência do diretor como piloto profissional de motocross, o filme ‘Tração’ retrata a história de um grupo de amigos que são convidados para uma competição de ‘MotoAthlon’, nome fictício da prova que reveza cinco tipos diferentes de modalidades do motociclismo. O clímax da trama se origina quando as personagens descobrem que, ao aceitarem participar da competição, entram em uma cilada. O desdobramento do filme explora elementos de aventura, adrenalina e ação em cenas alucinantes que mostram as habilidades dos personagens em pilotar motos. O longa-metragem, de 2 horas de duração, conta com a atuação dos renomados Marcos Pasquim, Nelson Freitas e André Ramiro. Também fazem parte do elenco Bruna Altieri, Paola Rodrigues e Maurício Meirelles.

Produtor, ator e diretor do longa, André Luís comenta os desafios envolvidos na produção do filme. “Foi uma luta, mas a gente conseguiu entregar um filme de qualidade e Hortolândia foi fundamental nesse processo, ao nos permitir gravar uma das cenas na Ponte Estaiada. ‘Tração’ é um filme leve, para toda a família, embora a classificação etária seja de 14 anos. Com uma narrativa diferente, que mescla diversão e adrenalina, ‘Tração’ retrata pela primeira vez na história do cinema nacional, e talvez na América Latina, o universo de competições de moto. Durante a gravação do filme, enfrentamos a pandemia, que impactou nos recursos disponíveis. Foi um projeto com muita luta, envolvendo várias dificuldades, mas acredito que conseguimos entregar um produto de qualidade ‘hollywoodiana’ para o público”, avalia André Luís, ao destacar que o filme não contou com aportes públicos, já que foi totalmente produzido com recursos particulares e com o apoio de colaboradores.

Envolvido diretamente nos diálogos para viabilizar a exibição do filme em Hortolândia, o gestor do Espaço Viva Mais, Cléuzer Marques de Lima, o John Lennon, destaca a projeção da Ponte Estaiada a nível nacional por meio de uma das cenas do filme. “Geralmente, consideramos as produções do cinema como algo distante, mas a presença do diretor André Luís em Hortolândia, na estreia de um filme que foi gravado na Ponte Estaiada, nos prova o contrário. Hortolândia, que costuma apoiar as manifestações culturais em nossa cidade, recebe com muita alegria o lançamento do filme ‘Tração’. Eu acompanhei as gravações da cena na Ponte Estaiada, em 2021, e posso garantir que foi uma experiência fantástica. Acredito que quem for ao cinema para assistir ao filme irá se surpreender. Para quem mora em Hortolândia, a estreia do filme traz uma sensação ainda mais especial, por ver o principal símbolo da nossa cidade exposto em uma produção de expressão nacional”, afirma Lennon.

Sem conter cenas apelativas ou de violência, o filme ‘Tração’ busca agradar pessoas de todas as idades. Nesta quinta-feira, o lançamento do filme deve reunir, no Shopping Hortolândia, crianças e adolescentes matriculados em uma escola da rede municipal de ensino e idosos do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso.