Prefeitura de Hortolândia realiza feirinha Pet no OAPE, neste sábado (05/08)

Evento oferece cães e gatos para adoção responsável

Neste sábado (05/08), a Prefeitura de Hortolândia em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), realizará o evento “Feirinha Pet” no Observatório Ambiental Parque Escola, situado na rua Bolivia, 290, Jardim Santa Clara, das 8h30 às 11h30.

A feirinha contará com a presença de diversos cães e gatos, desde filhotes até adultos, todos prontos para uma adoção responsável. Todos os animais disponíveis para adoção já receberam os cuidados necessários, incluindo vacinação, vermifugação, castração e microchipagem. Além disso, os filhotes terão direito à castração gratuita quando atingirem a idade adequada.

A veterinária Érika Christine da Silva, do DPBEA, enfatiza a importância da adoção. “Adoção de um animal é um gesto de responsabilidade, amor e carinho, sendo importante refletir cuidadosamente antes de tomar essa decisão tão significativa”, destaca a profissional.

Para adotar um animal na feirinha, é necessário ter 18 anos ou mais e apresentar um documento de identificação com foto, como a Carteira de Identidade (RG), além de um comprovante de residência. Os adotantes também deverão assinar um termo de guarda responsável, comprometendo-se a cuidar do novo membro da família de forma adequada. Além disso, para adoção de gatos, levar uma caixinha transparente para transportar o bichinho e no caso de cães, levar uma coleira e guia.

Com o objetivo de garantir a adoção responsável dos animais, o DPBEA compartilha algumas dicas importantes para os futuros tutores:

Não deixe o animal solto na rua;

Esteja disposto a dedicar tempo, afeto e atenção ao novo membro da família;

Mantenha o animal sempre utilizando uma coleira com identificação contendo o nome e número de telefone do tutor;

Verifique se sua residência oferece um espaço adequado, considerando o porte do animal;

Realize visitas regulares ao veterinário para assegurar a saúde e o bem-estar do seu pet.

É crucial lembrar que o abandono e maus-tratos a animais são considerados crimes, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Casos de maus-tratos podem ser denunciados diretamente ao DPBEA pelos telefones 3897-3312 ou 3897-5977. Adote com responsabilidade e dê a um cãozinho ou gatinho a chance de ter um lar amoroso e feliz.