Profissionais de saúde de Hortolândia recebem capacitação sobre Hepatites Virais

Atividade foi ministrada para servidores da rede municipal de saúde nesta quinta-feira (27/07)

A Prefeitura de Hortolândia realiza constantemente capacitações para os profissionais da rede municipal de saúde. A iniciativa é importante para que a população receba atendimento correto. Nesta quinta-feira (27/07), o CEI (Centro Especializado de Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação sobre Hepatites Virais. A atividade marcou a campanha “Julho Amarelo” de conscientização e prevenção contra essas doenças.

Participaram servidores das Atenções Básica e Especializada do município. A capacitação fez um resumo geral sobre as Hepatites Virais, formas de transmissão, diagnóstico, dentre outros tópicos.

Atualmente, o CEI faz o acompanhamento de 180 pacientes de Hepatites B e C. De acordo com o órgão, Hepatite Viral é uma doença inflamatória do fígado, que é causada por vírus. As Hepatites Virais são doenças chamadas “silenciosas”. Uma pessoa pode estar infectada sem saber, pois os sintomas podem demorar anos para aparecer. Quando surgem, é sinal que a doença já pode estar em estágio avançado.

Existem cinco tipos de hepatites virais (A, B, C, D e E) que são provocadas por diferentes vírus. De acordo com o CEI, as Hepatites B e C podem ser transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em agulhas, alicate de unha, aparelho de barbear, entre outros objetos. A transmissão também pode ocorrer com uso de material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem ou relação sexual sem proteção.

Uma maneira para se prevenir contra as Hepatites Virais é por meio do teste rápido. A Prefeitura de Hortolândia oferece o teste nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Quem quiser também pode fazer o teste no próprio CEI, de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. O resultado fica pronto em 20 minutos. O CEI, antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com hepatites virais e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como o HIV. O órgão está localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. Os telefones de contato são (19) 3897-3653 e (19) 3897-5034, ou ainda via WhatApp pelo número (19) 98440-5103, que recebe apenas mensagens de texto.