Fazenda Gazzetta em Hortolândia promove "Café na Roça", neste sábado (29/07)

Evento gratuito realizado pela Prefeitura de Hortolândia, oferece degustação de café e quitutes típicos ao som de música sertaneja

Neste sábado (29/07), os moradores de Hortolândia têm um convite especial para desfrutar de um programa típico do interior. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza mais uma edição do evento "Café na Roça" no Parque Socioambiental Antonio Gazzetta, situado na antiga Fazenda Gazzetta, no Jardim Terras de Santo Antonio.

Os portões do parque serão abertos a partir das 5h, e os visitantes terão a oportunidade de saborear um delicioso café preparado em um autêntico fogão a lenha. Além disso, quitutes típicos da região serão servidos, proporcionando uma experiência gastronômica única em meio ao ambiente bucólico da fazenda, cercada por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, laranjeiras e pereiras.

A programação musical do evento será marcada pelo som da música sertaneja, com apresentações do cantor Chico Amado, Mestre Chiquinho e músicos da renomada Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. A parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Cultura assegura uma celebração culturalmente enriquecedora.

A equipe da Prefeitura tem se dedicado intensamente aos preparativos para garantir uma experiência agradável aos participantes. A fazenda passou por restaurações, incluindo bancos, mesas e jardins, proporcionando uma estrutura adequada para receber o público.

"A realização do 'Café na Roça' é uma oportunidade para valorizarmos nossa rica cultura caipira e estreitarmos os laços com a natureza e o patrimônio histórico da cidade", ressalta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento,

Parque Socioambiental Antônio Gazzetta

Atualmente, a fazenda onde está situado o Parque Socioambiental Antônio Gazzetta abriga a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Com uma área de mais de 50.000 m², a fazenda conta com uma mata ciliar e uma nascente que abastece um lago central. Além disso, a propriedade possui espaços históricos, como a capela Santo Antônio.

A casa principal da fazenda abriga o Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, órgão responsável pelas atividades de educação ambiental e pelo serviço de poda e corte de árvores no município. O departamento ainda coordena as atividades do Viveiro Municipal, onde é cultivada espécies para a arborização urbana e a jardinagem dos parques e prédios públicos.

Além de revitalizar os imóveis da fazenda, a Prefeitura realizou trabalhos de pintura, elétrica, jardinagem, troca de telhados, restauração de pisos e construção de um novo espaço de convivência. Após a restauração, o objetivo é transformar o local em um novo cartão postal da cidade.