Prefeitura discute situação da ocupação do Jardim Minda no Ministério das Cidades

Município desenvolve ações que vão ao encontro das reivindicações deste grupo

O secretário de Habitação da Prefeitura de Hortolândia, Francisco Raimundo da Silva, participou, na tarde desta terça-feira (30), de uma reunião no Ministério das Cidades, em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir questões habitacionais do município, entre elas, a situação das famílias que ocupam uma área particular no Jardim Minda. A área foi ocupada, no início deste mês, pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Na terça-feira, antes de viajar para Brasília, Silva recebeu representantes do MTST para ouvir as reivindicações do grupo.

No encontro, o secretário reforçou o comprometimento da Administração em incluir famílias de Hortolândia nos programas habitacionais em realização pela Prefeitura. “A situação destas famílias será tratada com toda a atenção que merecem. Inclusive, o Ministério das Cidades sinalizou que, a partir da semana que vem, pode receber representantes da Prefeitura e do MTST para um diálogo”, ressaltou Silva.

Segundo o secretário, o Ministério das Cidades orientou a Administração Municipal a incluir no cadastro habitacional de Hortolândia famílias do assentamento do Jardim Minda que comprovarem estar na cidade há, pelo menos, dois anos. Durante a conversa com o MTST, a Prefeitura se propôs a fazer o cadastramento das pessoas que estão na área de ocupação para identificar famílias que são de Hortolândia. Os coordenadores do movimento se negam a entregar à Administração a listagem de sem tetos que estão no local.

Conforme dados da Secretaria de Habitação, Hortolândia possui, atualmente, demanda habitacional de cerca de 8 mil famílias. Destas, cerca de 1,5 mil famílias estão em áreas de risco, o que exige prioridade no atendimento. Famílias com renda entre zero e três salários mínimos, já cadastradas nos programas habitacionais, serão beneficiadas com moradias de interesse social, conforme a prioridade.

A previsão de entrega para as primeiras habitações construídas por meio do programa Minha Casa Minha Vida é até o final deste ano. O primeiro empreendimento compreende 560 apartamentos, em fase final de obras no Jardim Minda. A meta da Administração é construir 3 mil moradias até o final do ano que vem, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Desde o início do atual governo, em 2005, cerca de 1.000 moradias já foram construídas e entregues.