Conselho Municipal de Igualdade Racial promove roda de conversa para combater preconceito e discriminação racial em Hortolândia

Encontro busca conscientizar e promover diálogo sobre questões raciais com 40 participantes na CCS Rolosem

Nesta quinta-feira (20/07), a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizou uma significativa roda de conversa na CCS (Centro de Convivência Social) Rolosem, promovida pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial. O encontro reuniu 40 participantes com o objetivo de conscientizá-los sobre questões relacionadas a preconceitos e discriminações raciais ainda presentes na sociedade.

A atividade foi conduzida por Josefa Teixeira, mulher, negra e diretora do Departamento da Mulher. “Durante a roda de conversa, os usuários da unidade tiveram a oportunidade de participar de discussões importantes e compartilhar suas experiências sobre a temática abordada”, destaca a Josefa. O evento se concentrou em promover a conscientização e o diálogo como ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

A roda de conversa faz parte das atividades do "Julho das Pretas", uma alusão ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. A iniciativa busca resgatar a história e a importância das heroínas negras, que por muito tempo foram silenciadas e ocultadas pela narrativa dominante. O espaço proporcionado pelo evento em Hortolândia é uma oportunidade para destacar a força e a importância da mulher negra na sociedade atual.

O Conselho Municipal de Igualdade Racial é composto por representantes do poder público municipal e da sociedade civil, com mandato de dois anos. Sua principal finalidade é formular diretrizes, programas e propor políticas públicas que promovam a igualdade racial na cidade. Anualmente, busca ampliar os recursos necessários para combater todas as formas de discriminação, fortalecendo o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.