Defesa Civil alerta para temperaturas baixas e rajadas de ventos nos próximos dias em Hortolândia

Órgão vinculado à Secretaria de Segurança da Prefeitura monitora ações climáticas na cidade

O ciclone extratropical que atinge a região Sul do Brasil irá trazer reflexos para Hortolândia. A Defesa Civil do município, por meio de boletim meteorológico emitido pelo órgão Estadual, orienta que fortes ventos devem atingir a cidade entre o final desta quinta-feira (13/07) e na sexta-feira (14/07). Com os ventos, que devem atingir até 80 km/h na Região Metropolitana de Campinas, uma frente fria acompanhada por uma massa de ar frio chegará, resultando em uma acentuada queda de temperatura até domingo (16/07). A Defesa Civil de Hortolândia informa que em casos de ventos fortes, a população deve buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados. No local abrigado, a orientação é ficar longe de janelas.

Baixas temperaturas

Diante da previsão de temperaturas mínimas em torno de 7°C, é importante destacar a necessidade de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas que vivem em situação de rua. Além disso, vale lembrar que os animais também sofrem com o frio, portanto, é crucial abrigar os animais de estimação e, se possível, acolher temporariamente os animais abandonados.

Estiagem

Mesmo com a queda das temperaturas, é necessário estar atento sobre os riscos de queimadas e incêndio. A parceria da população é fundamental para minimizar ocorrências. É possível denunciar queimadas pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Além de disponibilizar canais de denúncia, o Poder Público também aderiu à Operação Estiagem 2023, promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo. O Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil, que consta do Decreto 5.231/2023, foi publicado na edição 1867 do Diário Oficial Eletrônico. Neste ano, a participação será de primeiro de junho a 30 de setembro, mas o prazo está sujeito à prorrogação.

Ao longo deste período, a Prefeitura adota uma série de medidas de caráter preventivo, a fim de evitar queimadas e focos de incêndio. Também realiza um acompanhamento cuidadoso da qualidade do ar. Com a falta de chuvas e a baixa umidade do ar, observadas nas estações mais frias do ano (Outono e Inverno), podem surgir diversos problemas ambientais e também de saúde pública, dentre eles complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Durante a Operação Estiagem, a fiscalização ambiental também é intensificada, uma vez que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas. É o que está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.