Prefeitura e Sabesp realizam operações conjuntas que contribuem com o saneamento básico em Hortolândia

Trabalho evita danos ambientais na cidade

O bom funcionamento dos sistemas das redes de esgoto e águas pluviais depende de diversos trabalhos realizados pela parceria entre Prefeitura de Hortolândia e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A obstrução das tubulações acontece pelo descarte irregular de lixo e entulho tanto nas ruas e avenidas quanto nos vasos sanitários das residências. Para evitar problemas, o mutirão de desobstrução acontece, nesta semana, no Jardim Boa Esperança, Jardim São Jorge e próximo ao Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação evita rompimentos que causam erosões, alagamentos com mau cheiro e buracos nas vias. No Parque Orestes Ôngaro, foram realizadas manutenções de rotina.

Também nesta semana, segue intensificada a fiscalização contra o descarte irregular de dejetos domésticos nas redes do Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Amanda, onde foram aplicadas notificações pelo crime ambiental, e da Vila Real. Além da vistoria, o método usado é o da tinta. Acontece o despejo de uma solução corante à base de água em dispositivos que recebem água de chuvas. Se a tinta sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em uma galeria de águas pluviais, é porque há sistemas inadequados instalados em residências. O morador é notificado.

"É importante ressaltar que essas notificações concedem um prazo de 10 a 30 dias para que as irregularidades sejam regularizadas. Após esse período, as equipes retornam para verificar se as ações corretivas foram realizadas. Caso contrário, os moradores estão sujeitos a sanções e multas", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. No mês passado, em uma "mega" operação que durou aproximadamente 10 dias, foram emitidas 62 notificações para os responsáveis pelos descartes irregulares.  O objetivo é universalizar a coleta que, atualmente, é de 99%.

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. O denunciante pode enviar fotos e textos para o aplicativo, o que facilitará o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental.  O descarte irregular de resíduos e materiais vão parar em rios, lagos, lagoas e mananciais do município, causando poluição, mau cheiro, o surgimento de plantas aguapés na superfície da água, dentre outros problemas.