Prefeitura realiza Semana Ecológica no Parque Irmã Dorothy

Inscrições para oficinas artesanais estão abertas até esta sexta-feira (25/10)

Palestras, oficinas artesanais e apresentações artísticas, todas com foco na questão ambiental, fazem parte da programação da Semana Ecológica/2013, que a Prefeitura de Hortolândia, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, realiza no Parque Socioambiental Irmã Dorothy, entre os dias 29 deste mês e primeiro de novembro.  Uma das atrações – a oficina “Mosaico de pisos” – ainda está cadastrando interessados para as turmas dos dias 30/10, às 14h, e 01/11, às 9h. Há 20 vagas disponíveis em cada uma delas.

Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (25/10), das 8h30 às 16h30, pelo telefone 3845-1149 ou pessoalmente. O Parque Dorothy está localizado na Rua Antônio Manoel da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Todas as demais atividades da Semana já têm público agendado. São alunos de escolas estaduais e municipais, além de participantes de grupos atendidos pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Rosolen e Novo Ângulo. No entanto, como o Parque é aberto à visitação, os munícipes podem circular pelo local e deixar comentários sobre questões ambientais na “Árvores de Ideias”; conhecer exemplares ameaçados de extinção, como Pau-Brasil, Mogno, Cambuci e Cedro Rosa; se inscrever no Cadastro de Arborização Urbana; ou mesmo ganhar sementes para plantar e retirar, gratuitamente, pequena quantidade de adubo orgânico, produzido no Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos.

Destaques da Programação

Na terça-feira (29/10), a abertura da programação fica por conta do grupo “Multiplicadores da Música”, que toca violão, baixo e teclado. Em seguida, a partir das 10h, haverá duas atrações simultâneas: numa sala, palestra e amostra sobre “Taxidermia” (preservação da forma de pele dos animais), com a bióloga Elaine Souza e, em outra, oficina de “Flores em Papel”, como o servidor Thomy Lucas Nogueira, que usa a técnica do origami. À tarde, às 14h, além da mesma palestra, haverá oficina de “Pintura em pátina” em bambonas (cilindros de papelão usados para armazenar silicone), com a estagiária de gestão ambiental Caroline Serafim de Oliveira.

Na quarta-feira (30/10), haverá oficina de “cultivo de orquídeas”, às 9h30, com a bióloga e orquidóloga Leonice Preto, e de “Mosaico de pisos”, às 14h, com a técnica de meio ambiente Geórgia Karina Lemes.

Na quinta (31/10), o grupo teatral Escalada, de Campinas, que tem no elenco quatro servidores municipais de Hortolândia, apresenta o espetáculo “Burrinho Sonhador”, às 9h e às 14h. A peça, que conta a história de um burrinho que sonhava em ser cavalo de corrida, mostra como é importante valorizar a natureza e o ambiente em que se vive.

No último dia de atividades, a sexta-feira (01/11), haverá, às 9h, duas oficinas, novamente a de “Mosaico de pisos” e uma de “Ecobrinquedos”. Nesta última, Caroline Serafim de Oliveira vai ensinar as crianças a fazer, com garrafa pet, um bilboquê que imita a cabeça de um sapo engolindo uma joaninha. Às 14h, enquanto uma turma aprenderá a fazer “Corujas com rolo de papel higiênico”, a outra, na oficina “Mãos na Terra”, vai descobri como se faz um jardim dos sentidos. É uma espécie de horta suspensa voltada para pessoas com deficiência, em especial as cegas ou com baixa visão, feita com garrafas pet e ervas aromáticas, como arruda, hortelã, alecrim, boldo e manjericão.

“A Semana Ecológica é promovida pela Secretaria Municipal  de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, com o objetivo de estimular e sensibilizar  a conscientização ambiental, por meio de ações de orientação, cultivo  e preservação da natureza”, esclarece a Diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Confira a programação Semana Ecológica:

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

Endereço: Rua  Antônio Manoel da Silva, 415, Jd. N. Sra. de Fátima.

Data: 29/10/13 até 01/11/13

Dia 29/10/13, terça-feira

9h - Abertura com o grupo “Multiplicadores da Música”

10h - Palestra e amostra sobre “Taxidermia” (preservação da forma de pele dos animais)

10h - Oficina: “Flores em Papel”

Tarde

14h- Turma 1: Palestra  e amostra sobre “Taxidermia” (preservação da forma de pele dos animais)

14h – Turma 2: Oficina: “Pintura em pátina” (em bambonas)

Dia 30/10/13

9h30 - Oficina: “Cultivo de Orquídeas”

Tarde

14h - Oficina: “Mosaico de pisos”

Dia 31/10/13

9h - Teatro “Burrinho Sonhador”

Tarde

14h - Teatro “Burrinho Sonhador”

Dia 01/11/13

9h – Turma 1: Oficina: “Mosaico de pisos”

9h – Turma 2: Oficina “Ecobrinquedos”

Tarde

14h – Turma 1: Oficina “Mãos na Terra (jardim suspenso dos sentidos)”

14h – Turma 2: Oficina “Corujas com rolo de papel higiênico”

EXPOSIÇÃO E VISITAÇÃO DIÁRIAS:

- Árvore de Ideias (deixe sua marca);

- Árvores ameaçadas de extinção;

- Cadastro de Arborização Urbana;

- Doação de Adubo Orgânico (em pequena quantidade)

- Doação de Sementes