Recesso escolar nas escolas municipais começa nesta segunda (10/07)

Segundo semestre letivo será retomado no dia 25 deste mês, após duas semanas de descanso

Começa, nesta segunda-feira (10/07), o período de recesso escolar nas 60 unidades de ensino da rede municipal de Hortolândia. Cerca de 26 mil crianças, jovens e adultos terão duas semanas de descanso, retornando à sala de aula no dia 25 deste mês. Em ritmo de despedida dos amigos e professores, alguns estudantes foram à escola nesta sexta-feira (07/07) já pensando nos momentos de lazer em família e com os amigos.

“Vou ficar em casa com a mamãe comendo lanche, bolo e papa. Vou comer todo o dia a comida bem gostosa que ela faz”, afirmou Ana Luiza, aluna do Maternal D da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda.

“Nessas férias eu vou no parquinho, vou brincar com as minhas irmãs, contar histórias e também vou andar de patinete e ir no shopping tomar sorvete”, revelou Mariene Santana Muniz, do 3° ano C da Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

“Eu gosto muito das férias, porque eu sempre vou passear, tomar sorvete, andar de bicicleta e jogar bola”, acrescentou o colega Isaac Zampieri da Silva, aluno do 1° ano C da  mesma escola. Planos também compartilhados pelo colega do 2 ° ano E, Bernardo Correia da Silveira. “Eu vou brincar bastante, fazer lição de casa e andar de bicicleta”, comentou o menino.

Outros querem mesmo é recarregar as energias para o segundo semestre letivo.

“É sempre bom descansar. Vou aproveitar o recesso para ficar em casa tranquila, aproveitar para organizar a rotina e cuidar da saúde”, afirmou Alenita da Silva, estudante do 4° ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora.

“Temos planos de aproveitar esses dias para descansar. Vamos ficar aqui pela região mesmo e visitar os parques, que ela gosta bastante de verde e natureza. Vamos aproveitar muito. Eles precisam desse tempo de descanso para voltar com toda a energia depois e conseguir aproveitar melhor as atividades da escola. A rotina deles acaba sendo muito cansativa”, afirmou Ana Paula Alves Cavalcante, mãe de Giovana, estudante do Jardim I da Emeief Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro.

Para os profissionais da educação, a tradicional pausa do meio do ano é fundamental para toda a comunidade escolar.

“Após meses de trabalho e empenho, tanto dos nossos estudantes quanto dos profissionais de educação, vem esse importante momento de pausa, descanso e renovação para iniciar mais um semestre”, destaca o diretor de Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro.

“O recesso é um período importante, pois proporciona às crianças a oportunidade de relaxar e aproveitar o tempo livre ao lado de suas famílias. Para muitos, é um momento de alegria, pois eles fazem viagens, atividades esportivas e outras atividades recreativas. O recesso escolar também é um período importante para os profissionais de educação, que terão a chance de descansar e se dedicar a cursos e atividades de formação”, ressalta a diretora de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

De acordo com o calendário escolar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, professores e educadores voltam ao trabalho um dia antes dos estudantes, na segunda (24/07). Eles participarão das atividades de planejamento escolar, evento que marca o início do segundo semestre letivo.

CALENDÁRIO:

Início do recesso: segunda-feira, 10 de julho de 2023

Retorno dos profissionais de educação e planejamento escolar: segunda-feira, 24 de julho de 2023

Retorno de crianças, jovens e adultos, estudantes municipais, às atividades escolares: terça-feira, 25 de julho de 2023