Hortolândia participa da Conferência regional sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos nesta quarta-feira (14/08)

Evento do Consimares tem o apoio da Prefeitura

Educação ambiental é o tema do texto orientador que os municípios de Hortolândia e Sumaré, integrantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), apresentam na tarde desta quarta-feira (14/08), durante a 1ª Conferência do Meio Ambiente promovida pelos membros do consórcio. Apoiado pela Prefeitura de Hortolândia, por intermédio da Secretaria de Meio ambiente, o evento acontece em Nova Odessa, das 8h às 17h, no IZ (Instituto de Zootecnia), localizado na Rua Heitor Penteado, 56, no Centro. O secretário municipal de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, representará o prefeito Antonio Meira.

O objetivo do encontro é contribuir para a implementação, em todo o País, da Lei 12.305/10, mais conhecida como PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Nesta perspectiva, estarão em pauta temas como produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

Na manhã da conferência, a Prefeitura vai disponibilizar ônibus gratuito até o local do evento, em Nova Odessa, para auxiliar os munícipes inscritos. O veículo sairá do Paço Municipal Palácio das Águas, localizado na Av. Olívio Franceschini, 2.500, no Remanso Campineiro, às 7h. Os interessados foram orientados a reservar assento pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone 3965-1435, Ramal 7910.

A etapa regional do evento é preparatória para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que abordará o mesmo tema da etapa nacional. No encontro de Nova Odessa, serão eleitos delegados por segmentos (poder público, sociedade civil e setor empresarial) e encaminhadas até 20 (vinte) propostas à Conferência Estadual do Meio Ambiente.

Havendo vagas, as pessoas interessadas em participar poderão se inscrever pessoalmente, nesta quarta-feira, das 8h às 9h.

Sobre o Consimares

Além de Hortolândia, o Consimares é formado por mais sete municípios: Americana, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Constituído em 22 de janeiro de 2009, o consórcio elaborou em 2012 um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região.

Em maio deste ano, Hortolândia sediou a reunião mensal de trabalhos dos integrantes do grupo técnico, que vieram ao município com o intuito de conhecer o funcionamento da URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), órgão da Prefeitura com estrutura considerada modelo no Estado. Na ocasião, o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, considerou Hortolândia modelo na questão dos resíduos sólidos, não só para a região e o Estado, mas também para o Brasil.

SERVIÇO:

1ª Conferência do Meio Ambiente do Consimares

Data: 14/08/2013

Local: Instituto de Zootecnia, na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa.

Confira a programação:

8h - 9h (Credenciamento, Inscrições, Entrega de Materiais e Coffee Break)

9h - 10h (Abertura Oficial)

10h - 10h30 (Apresentação da Conferência, Regimento Interno e Metodologia)

10h30 - 11h15 (Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos)

11h15 - 12h (Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos)

12h - 13h (Almoço)

13h - 14h30 (Eixos Temáticos - Grupos de Trabalho)

14h30 - 15h15 (Leitura das Propostas e apresentação dos candidatos a delegados)

15h15 - 15h30 (Coffee Break)

15h30 - 16h (Eleição dos Delegados)

16h - 17h (Propostas e Relatório Final)