"Operação Inverno" em Hortolândia acolhe pessoas em situação de rua

Prefeitura intensifica ações de busca ativa para garantir abrigo e cuidados durante esta estação fria

A Operação Inverno da Prefeitura de Hortolândia, realizada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, está em operação com o objetivo de acolher e amparar as pessoas em situação de rua durante o inverno. Desde o mês de maio, esta ação tem sido uma prioridade para garantir que essas pessoas tenham um local seguro para pernoitar e se proteger do frio intenso.

A Casa de Passagem, o abrigo institucional designado para a Operação Inverno, prevê inicialmente o atendimento de 50 pessoas. Porém, devido à intensificação das ações de abordagem e ao aumento das condições adversas do inverno, diariamente o número de acolhidos se aproxima de 70 pessoas. É uma preocupação constante da Prefeitura garantir que ninguém fique desamparado neste período.

"A Operação Inverno soma-se às ações desenvolvidas visando oferecer acolhimento para as pessoas em situação de rua neste momento de frio intenso", destaca o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira.

A equipe multidisciplinar, composta por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, está dedicada para realizar a busca ativa nas ruas da cidade. Eles percorrem diariamente os locais frequentados por pessoas em situação de rua, oferecendo cobertores e convidando-os a se abrigarem do frio. O atendimento é realizado das 17h às 00h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana.

O abrigo está localizado na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, Remanso Campineiro. No local, há acomodações adequadas, com camas confortáveis e cobertores quentes, além de instalações para higiene pessoal. Cuidados especiais também são providenciados para os animais de estimação dos acolhidos. Além disso, as pessoas abrigadas recebem jantar e café da manhã gratuitos, garantindo uma alimentação adequada.

A participação e solidariedade da comunidade são fundamentais. Aqueles que desejam contribuir com a Operação Inverno podem fazer doações de cobertores ou informar a localização de pessoas em situação de rua pelos seguintes números de telefone: (19) 3897-4084, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou no (19) 2210-9144, com atendimento 24 horas por dia.