Acolhimento e cuidados para a população em situação de rua é intensificado neste inverno

Prefeitura de Hortolândia oferece abrigo, assistência especializada e apoio na "Casa de Passagem"

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, está em ação para acolher e amparar a população em situação de rua durante o período do inverno. A Operação Inverno é uma iniciativa que visa proporcionar abrigo e cuidados adequados, encaminhando essas pessoas para a 'Casa de Passagem', um abrigo institucional mantido pela Secretaria. Atualmente o abrigo está atendendo 37 pessoas.

Durante o inverno, uma equipe composta por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos está trabalhando incansavelmente para realizar busca ativa e fornecer atendimento nas ruas da cidade. Todos os dias, incluindo finais de semana, eles distribuem cobertores e convidam as pessoas em situação de rua a se abrigarem do frio. O horário de atendimento é das 17h às 00h.

A "Casa de Passagem" é um abrigo localizado Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, Remanso Campineiro, que funciona das 18h às 6h. Ele tem capacidade para acolher até 50 pessoas, mas durante o inverno rigoroso pode ser ampliado para abrigar mais pessoas de ambos os sexos. No abrigo, são oferecidas acomodações com camas confortáveis, cobertores quentes e instalações para higiene pessoal. Além disso, cuidados especiais são providenciados para os animais de estimação dos acolhidos. As pessoas abrigadas também recebem jantar e café da manhã gratuitos para garantir a alimentação adequada.

"Durante este inverno rigoroso que se aproxima, nós, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, estamos comprometidos em dedicar uma atenção especial às pessoas em situação de rua. Vamos mobilizar toda a nossa equipe para oferecer um cuidado diferenciado a essas pessoas vulneráveis. Queremos garantir que elas tenham abrigo, cuidados adequados e se sintam acolhidas neste período desafiador. Contamos com o apoio e a solidariedade de toda a comunidade para juntos fazermos a diferença”, destaca o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Natanael Lacerda, psicólogo da Casa de Passagem, ressalta que além da Operação Inverno, a Secretaria de Assistência Social mantém, de forma ininterrupta, o Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua.“Esse serviço conta com uma equipe multiprofissional dedicada a apoiar as pessoas que desejam estabelecer um novo projeto de vida e sair da condição de pessoa em situação de rua”, destaca Lacerda.

A participação da comunidade é essencial. Aqueles que desejam contribuir com o abrigo podem fazer doações de cobertores ou informar a localização de pessoas em situação de rua pelos seguintes números de telefone: (19) 3897-4084, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou no (19) 2210-9144, com atendimento 24 horas por dia.

Além disso, o município realiza a Campanha do Agasalho, um trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, que busca arrecadar itens de inverno para distribuição às pessoas necessitadas. Os pontos de coleta estão espalhados pela cidade e podem ser encontrados neste link.