Abertas inscrições para ingresso na Educação de Jovens e Adultos, no segundo semestre deste ano

Cooperação entre Prefeitura e Instituto Federal-SP amplia vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes em Hortolândia

Já estão abertas as inscrições para ingresso na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no segundo semestre de 2023. Há mais de 700 vagas disponíveis, abrangendo tanto a EJA I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), quanto a EJA II (do 6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, além de oferecer àqueles que desejam retomar os estudos a oportunidade de concluir gratuitamente a Educação Básica, a EJA ampliou o número de vagas disponíveis nos cursos profissionalizantes. A ação acontece graças ao Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e o IFSP (Instituto Federal São Paulo), Campus Hortolândia, em março de 2022. Isso significa que, a partir de agosto deste ano, haverá vagas disponíveis para estudantes das quatro unidades polos da EJA (veja abaixo). Atualmente, o projeto-piloto da EJA Profissionalizante beneficia 35 alunos dos polos existentes nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, e do Jardim Amanda (CAIC).

Alunos do 6º ano terão a chance de escolher entre os cursos de Auxiliar em Usinagem Industrial - Tornearia ou Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com início previsto para o segundo semestre de 2023. Os cursos gratuitos são divididos em quatro módulos, têm certificação técnica de 200 horas e acontecem no campus do IFSP de Hortolândia, localizado na Vila São Pedro. A Prefeitura disponibilizará o transporte aos alunos participantes. O acordo faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e tem como objetivo oferecer uma formação ampla, preparando os alunos da EJA para a vida e o mercado de trabalho.

Como se inscrever:

Interessados em ingressar na EJA podem fazer a pré-inscrição, preenchendo o formulário através deste link. Após isso, é preciso aguardar o contato da Secretaria de Educação, fornecendo instruções para os próximos passos. Também é possível se inscrever diretamente em uma das escolas polo, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h.

Confira os documentos:

• RG (documento de identidade),
  • CPF do aluno e responsável (caso o candidato seja menor de 18 anos),
  • certidão de nascimento,
  • comprovante de endereço,
  • duas fotos 3x4,
  • histórico escolar ou declaração de escolaridade.

Há vagas para alunos surdos

As inscrições da EJA também estão abertas para alunos surdos. O atendimento especializado para essa comunidade é oferecido exclusivamente no polo Remanso Campineiro, na Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim.

Confira as escolas polo que oferecem EJA:

• Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) - (19) 3865-2844  - R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro;

• Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 - R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho;

• Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 - Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I;

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 - Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.