Prefeitura de Hortolândia inicia a Semana de Combate ao Trabalho Infantil nesta segunda-feira (12/06)

Ação deu início no Núcleo Vinde a Mim com roda de conversas, apresentação com Fanfarra Vinde a Mim e a panfletagem com material informativo sobre o Combate ao Trabalho Infantil, no Centro da cidade

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, inicia nesta segunda-feira (12/06), a Semana de Combate ao Trabalho Infantil. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de enfrentar essa prática prejudicial e assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

A abertura das atividades reuniu 75 pessoas e aconteceu no Núcleo Vinde a Mim, localizado na Rua do Canário, 308, Jardim Boa Esperança, com roda de conversa com o tema "Enfrentar o Trabalho Infantil é Papel de Todos". O mediador foi Renato Franceschini, junto com a equipe técnica do PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil).

As autoridades presentes no evento eram a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social,  Francisco Raimundo da Silva, a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Diniz, e o diretor do Departamento de Inclusão Social, Jesus José Ribeiro da Costa.

"O combate ao trabalho infantil é uma responsabilidade de toda a sociedade. Precisamos conscientizar a população sobre os danos físicos, emocionais e sociais que essa prática causa às crianças e adolescentes. A Semana de Combate ao Trabalho Infantil em Hortolândia é uma oportunidade para unirmos esforços, compartilhar informações e promover ações que garantam um futuro melhor para nossas crianças”, ressalta a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Diniz.

"A roda de conversa teve o objetivo de trazer para os participantes informações, sensibilização e conscientização. Compreendemos que enfrentar o trabalho infantil é uma responsabilidade coletiva, e a responsabilidade recai sobre cada um de nós. Durante o evento, foram abordados temas relevantes relacionados ao combate ao trabalho infantil, visando promover uma reflexão profunda sobre essa questão tão urgente em nossa sociedade. Através do diálogo e da troca de experiências, buscamos fortalecer o compromisso de todos em garantir um futuro seguro, saudável e livre de exploração para as crianças e adolescentes”, destaca a psicóloga do PETI, Juliana Brito.

No mesmo dia, houve a apresentação da  Fanfarra Vinde a Mim e a panfletagem  equipe técnica do PETI uma com material informativo sobre o Combate ao Trabalho Infantil, no Centro da cidade.

Lembrando que as atividades continuam na terça-feira (13/06), das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, no Teatro "Elizabeth Keller de Matos", localizado na Rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda, ocorrerá o seminário intitulado "Combate ao Trabalho Infantil, um Dever de Todos". A palestra será ministrada pela Dra. Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, juíza do trabalho da 15ª Região. Além disso, haverá a Feira das Profissões, uma exposição de cursos e oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, com a participação de instituições de ensino de Hortolândia e região.

Na quarta-feira (14/06), das 13h às 14h30, a roda de conversa com o tema "Enfrentar o Trabalho Infantil é Papel de Todos - O que é o Trabalho Infantil?" ocorrerá no CRAS Jardim Primavera, situado na Rua da Amoreira, 35, Jardim Primavera. A mediação será feita pela equipe técnica do PETI.

No dia seguinte, na quinta-feira (15/06), das 13h às 14h30, será realizada outra roda de conversa com o mesmo tema no CCS (Centros de Convivência Social) Jardim Rosolém, localizado na Rua Guido Rosolem, 177, Jardim Rosolém. A mediação também será feita pela equipe técnica do PETI.

Encerrando a semana de combate ao trabalho infantil, na sexta-fera (16/06), das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h, ocorrerão brincadeiras dos anos 90 e panfletagem nos pontos de incidência de trabalho infantil. A atividade será organizada pela equipe técnica do PETI e terá como ponto de encontro o cruzamento entre a Avenida Thereza Ana Cecon Breda e a Avenida Anhanguera, na Vila Real.