Prefeitura de Hortolândia promove Semana de Combate ao Trabalho Infantil

Ações conjuntas visam construir um futuro justo e divertido para as crianças, protegendo seus direitos e prevenindo a exploração

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, está organizando a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, entre 12 e 16 deste mês. Com uma variedade de atividades programadas ao longo dos três dias, o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de enfrentar essa prática prejudicial e assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Vale ressaltar que a participação é aberta a toda a comunidade.

A abertura das atividades acontece na segunda-feira (12/06), das 9h às 11h10, no Núcleo Vinde a Mim, localizado na Rua do Canário, 308, Jardim Boa Esperança, haverá uma roda de conversa com o tema "Enfrentar o Trabalho Infantil é Papel de Todos". O mediador será Renato Franceschini, junto com a equipe técnica do PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil).

No mesmo dia, das 14h às 15h30, a Fanfarra Vinde a Mim e a equipe técnica do PETI realizarão uma panfletagem com material informativo sobre o Combate ao Trabalho Infantil. O ponto de encontro será na Rua Luiz Camilo de Camargo (altura do número 716), no Centro da cidade.

Na terça-feira (13/06), das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, no Teatro "Elizabeth Keller de Matos", localizado na Rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda, ocorrerá o seminário intitulado "Combate ao Trabalho Infantil, um Dever de Todos". A palestra será ministrada pela Dra. Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, juíza do trabalho da 15ª Região. Além disso, haverá a Feira das Profissões, uma exposição de cursos e oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, com a participação de instituições de ensino de Hortolândia e região.

Na quarta-feira (14/06), das 13h às 14h30, a roda de conversa com o tema "Enfrentar o Trabalho Infantil é Papel de Todos - O que é o Trabalho Infantil?" ocorrerá no CRAS Jardim Primavera, situado na Rua da Amoreira, 35, Jardim Primavera. A mediação será feita pela equipe técnica do PETI.

No dia seguinte, na quinta-feira (15/06), das 13h às 14h30, será realizada outra roda de conversa com o mesmo tema no CCS (Centros de Convivência Social) Jardim Rosolém, localizado na Rua Guido Rosolem, 177, Jardim Rosolém. A mediação também será feita pela equipe técnica do PETI.

Encerrando a semana de combate ao trabalho infantil, na segunda-fera (16/06), das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h, ocorrerão brincadeiras dos anos 90 e panfletagem nos pontos de incidência de trabalho infantil. A atividade será organizada pela equipe técnica do PETI e terá como ponto de encontro o cruzamento entre a Avenida Thereza Ana Cecon Breda e a Avenida Anhanguera, na Vila Real.

"A ação tem como objetivo combater e conscientizar a sociedade, empresas e estabelecimentos sobre as repercussões do trabalho infantil, além de destacar a importância de garantir oportunidades de aprendizado para os jovens. Além disso, busca esclarecer para toda a população como podemos enfrentar essa prática, que visa proteger crianças e adolescentes. Com isso, estamos estabelecendo uma força-tarefa para proteger nossas crianças e adolescentes da exploração do trabalho infantil, fortalecendo as políticas públicas em nosso município", destaca o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.