Oficina de jardinagem está com inscrições abertas

Atividade faz parte das comemorações do aniversário de Hortolândia

Se você quer cultivar uma pequena horta no quintal ou um jardim em casa, mas não sabe como fazer isto, não perca esta oportunidade. Já estão abertas as inscrições para a oficina “Mãos na Terra”, que a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove no dia 13 deste mês, das 9h às 11h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. Há 30 vagas disponíveis.

O curso, gratuito, faz parte da programação de aniversário dos 22 anos do município. O parque está localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 451, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Podem se inscrever na oficina, até o dia 12 deste mês (ou enquanto houver vaga), pessoas de todas as idades, desde que moradoras de Hortolândia. Os interessados devem ligar para o telefone 3845-1149 ou ir pessoalmente ao parque. No dia da oficina, recomenda-se o uso calça e sapato fechado. Os inscritos precisam levar uma caixa de leite longa vida vazia, já lavada.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, o objetivo é oferecer à população práticas de cultivo de horta e jardim. "Criar a própria horta é, sem dúvida, uma forma de contribuição para o desenvolvimento sustentável em vários níveis, tais como o acesso direto e regular a produtos mais saudáveis, assim como uma grande vantagem em termos de qualidade de vida”, diz. “Ao cultivar ao ar livre, é possível fazer exercício físico e contribuir com a  terapia mental, originando um bom escape ao estresse do cotidiano urbano,  bem como melhorar  o bem-estar físico e mental", ressalta Eliane.

Programação de aniversário

Além da oficina, que abre a programação, haverá no dia 16, das 10h às 15h, exposição denominada “Conhecendo a Fauna de Hortolândia” e palestra sobre os animais silvestres existentes no município. No dia 17, no mesmo horário, acontece uma exposição sobre “Orquídeas Brasileiras”.

Preocupada em estimular no munícipe uma consciência ambiental, promovendo uma integração maior com o meio ambiente, o governo Meira tem realizado, desde meados de janeiro, uma ampla campanha de educação ambiental sobre o descarte correto e consciente de eletroeletrônicos e resíduos de construção civil. Também tem distribuído gratuitamente adubo orgânico produzido no Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, a partir de galhos e folhas, provenientes de podas de árvores em áreas públicas.