4ª edição do "Vem de Bike" leva onda verde para as vias de Hortolândia no domingo (28/05)

Mais de mil ciclistas participam do tradicional passeio ciclístico promovido pela Prefeitura

A onda verde tomou conta da paisagem de Hortolândia na manhã do domingo (29/05). Pelas ruas da cidade, mais de mil pessoas, de todas as idades, participaram da 4ª edição do "Vem de Bike", tradicional evento realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Com o objetivo de promover a mobilidade ativa e a sustentabilidade, os ciclistas, com suas camisas verdes, coloriram a paisagem pedalando pelas modernas avenidas, onde as ciclovias são fundamentais para o futuro da cidade nestes 32 anos de emancipação política. A ação também faz parte do programa "Maio Amarelo" por um trânsito mais seguro.

"O aumento da malha cicloviária é um trabalho realizado pela Prefeitura que vai de encontro ao sentimento do desenvolvimento de uma cidade moderna, sustentável e inteligente para os próximos anos. É muito importante ver pessoas de diferentes faixas etárias, famílias e amigos na manhã deste domingo, todos reunidos para o passeio. Agradecemos a presença de todos e é gratificante ver que nossa cidade, em pleno crescimento, é o cenário de mais um grande evento como este", comentou o prefeito Zezé Gomes durante a largada do passeio ciclístico.

O trecho sob a "Ponte da Esperança" (estaiada) do recém-inaugurado "Superviário" foi o ponto de partida. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o percurso teve 6,5 quilômetros, seguindo em direção da avenida Carlos Roberto Pratavieira até a avenida Sabina Batista de Camargo, sentido Parque dos Pinheiros, atravessando o córrego pela nova ponte construída no local.

"O trajeto passou por vias essenciais, que foram inauguradas a pouco tempo e fazem parte das novas interligações da cidade. Todas estas interligações contam com malha cicloviária, mostrando que uma cidade ciclável é de extrema importância para o deslocamento da população também no cotidiano. Na primeira edição do 'Vem de Bike', realizada em 2019, foram 500 ciclistas e, agora, foram mais de mil ciclistas", comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

"Vim com a minha filha Larissa, de 7 anos de idade e alguns amigos. Sou morador de Campinas e sempre venho pedalar aqui em Hortolândia devido à facilidade que as ciclovias interligadas proporcionam. Como o ciclismo é o esporte que mais gosto e as condições aqui estão ideais para a prática, uni o útil ao agradável para participar do evento com meus amigos e minha filha, além da chance de aproveitar estas belas paisagens. Espero que tenha mais edições do passeio", comentou Dionísio Silva, que participou do "Vem de Bike" pela primeira vez.

Malha cicloviária de Hortolândia

Recentemente, a Prefeitura realizou a pintura nos 5 quilômetros de ciclovia no "Superviário". Também foi concluída a implantação da ciclovia no novo parque socioambiental, construído ao lado do Condomínio Residencial Green Park, no Jardim Nossa Senhora de Fátima e o trecho cicloviário no novo Viário Santa Fé. No mês passado, foi realizada a pintura da ciclofaixa na avenida Cora Coralina, no Jardim Amanda. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, são cerca de 850 metros de faixa exclusiva para ciclistas no local.

A meta da Administração Municipal continua em atingir aproximadamente 100 quilômetros de ciclovia em Hortolândia. Atualmente, a cidade conta com 40 quilômetros de ciclovia implantadas graças à construção de novas avenidas, modernas e planejadas e da pintura de ciclofaixas em vias, parques e praças em diferentes regiões da cidade. "Continuaremos a implantação das ciclovias interligadas em diferentes regiões de Hortolândia. Trabalhamos sempre para o desenvolvimento da malha cicloviária da cidade para agora e para os próximos anos", explica o diretor de operações da secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.