Evento "O CRAS é Nosso" celebra inauguração do CRAS Primavera em Hortolândia

Evento levou serviços socioassistenciais e culturais  à população de Hortolândia

Neste sábado (27/05), a Prefeitura de Hortolândia, através da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizou a ação comunitária denominada "O CRAS é Nosso", no CRAS Primavera, espaço que foi reinauguração para trazer melhorias em sua estrutura e proporcionar um atendimento ainda mais eficiente aos cidadãos. Esse evento faz parte das comemorações do 32º aniversário de Hortolândia.

"Nosso principal objetivo é cuidar das pessoas de forma efetiva, e, nessa perspectiva, estamos aprimorando a infraestrutura do CRAS do Jardim Primavera. Realizamos uma ampla reforma no espaço, visando oferecer um atendimento de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social em nossa comunidade. Em Hortolândia, nosso compromisso abrange desde gestantes até idosos. Enfrentamos recentemente um momento extremamente desafiador devido à pandemia, que afetou severamente as famílias mais necessitadas. No entanto, com dedicação e cooperação de todos, realizamos campanhas para garantir que ninguém passasse fome. O Fundo Social desempenhou um papel fundamental ao distribuir roupas e agasalhos. Além disso, estamos expandindo os cursos de capacitação profissional para facilitar a inserção no mercado de trabalho. Nossa cidade, está avançando rumo a um futuro melhor para todos", afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A programação contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, dos representantes da Câmara de Vereadores, Derli, Zaca e Ananias, do secretário de Governo, Carlos Augusto César, (Cafù), do Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, da secretária Adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Diniz, e do Diretor do Departamento da Inclusão Social, Jesus José Ribeiro da Costa.

O evento contou com uma variedade de atrações que encantaram e divertiram os presentes. A apresentação de Dança do Ventre, promovida pela Secretaria de Cultura, cativou o público com sua performance, enquanto o Coral da Casa da Criança Feliz emocionou a todos com suas vozes e talento.

A exposição de Artesanato do Centro Comunitário São Pedro foi especial, apresentando uma mostra de criatividade e habilidade manual que enriqueceu ainda mais a programação do evento.

Além disso, o público pôde desfrutar de um animado show de pagode, comandado por Cicinho Santos, que trouxe momentos de alegria e descontração para todos os presentes. A diversão das crianças e de toda a população foi garantida com a disponibilização de brinquedos infláveis, acompanhados de pipocas e algodão doce.

Aproximadamente 1200 pessoas estiveram presentes no evento, das quais cerca de 200 tiveram a oportunidade de se inscrever no Cadastro Único. Além disso, foram distribuídas 2000 peças de roupas e 300 pares de sapatos fornecidos pelo Fundo Social da Solidariedade.

“É aqui que os nossos profissionais irão atender as pessoas que estejam passando por algum tipo de vulnerabilidade. O papel desse local é acolher e cuidar das famílias e das pessoas em sua integridade”,  declarou Francisco Raimundo da Silva, secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social.

No caso do CRAS Primavera, a Prefeitura está empenhada em garantir a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pela unidade e investiu em uma série de ajustes na infraestrutura do local. Isso inclui a ampliação dos espaços de atendimento, a substituição da rede elétrica, a instalação de um novo telhado, o aprimoramento do sistema de coleta de águas pluviais, a substituição dos portões e a pintura interna e externa. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, essa unidade tem capacidade para atender até 9.000 famílias e é considerada de grande porte. O CRAS Jardim Primavera também oferece acesso a diversos serviços públicos, benefícios e projetos de assistência social por meio de atendimento técnico, Cadastro Único, acompanhamento familiar pelo Paif e SCFV, fornecidos por organizações da sociedade civil parceiras.

O prédio está localizado na Rua da Amoreira, número 35, Conjunto Habitacional Jd. Primavera e está passando por melhorias em sua estrutura para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente aos cidadãos.

Os CRAS são unidades públicas de assistência e desenvolvimento social que oferecem serviços de apoio financeiro, cursos, oficinas pedagógicas e outras atividades de proteção básica às famílias. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Hortolândia com a assistência social e a melhoria da qualidade de vida da população.