Cadeiras de rodas adaptadas ao uso em trilhas são inauguradas no Pq. Dorothy, em Hortolândia

Equipamentos adaptados oferecem inclusão na exploração do ecoturismo e lazer pelo parque socioambiental

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, nesta sexta-feira (26/05), seis cadeiras de rodas adaptadas ao uso em trilhas no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa social oferece acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram explorar as atrações naturais do parque. A ação integra o calendário de atividades em comemoração ao aniversário de 32 anos de Hortolândia.

Um assento acolchoado, cintos de segurança, apoio para os pés, uma roda central, duas barras laterais para os guias, além de duas hastes estabilizantes. A cadeira adaptada ao uso em trilhas foi idealizada como forma de permitir que pessoas com necessidades especiais se aventurem em passeios pela mata, morros, parques ambientais e, até mesmo, montanhas. Em Hortolândia, o aparato de tecnologia assistiva poderá ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida na exploração dos quase 240 metros da trilha ecológica do Parque Socioambiental Dorothy.

Promover a acessibilidade de todas as pessoas aos espaços públicos é uma das condições para construção de uma cidade inteligente, como afirma o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes. “Cada vez mais, Hortolândia mostra o compromisso com a inclusão social. Nós queremos ser os braços, as pernas e a voz daqueles que mais precisam. Por isso, trabalhamos na construção de uma cidade cada vez mais inclusiva. O conceito de cidade inteligente significa oferecer qualidade de vida a todos, tratar todos igualmente, dos mais pequenininhos aos mais velhos, promovendo a inclusão em todos os espaços. Nossa cidade tem espaço para todos. Nosso maior projeto é cuidar das pessoas, respeitando o ser humano”, avalia.

A ideia de trazer cadeiras de trilhas para a cidade surgiu do Setor de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Departamento de Direitos Humanos, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo. A chefe do setor, Cristiane Rocha, comemora a aquisição dos equipamentos. “Essa é mais uma ação que se soma a inúmeras outras para tornar a nossa cidade ainda mais inclusiva. Essas cadeiras nos permitem levar as pessoas com deficiência a atividades como trilhas ou qualquer outro lugar aonde eles desejam ir”, afirma. Aproveitando a presença no evento de alunos da rede municipal de ensino, Cristiane Rocha  enfatizou a importância dos pais ensinarem inclusão social aos filhos desde a infância.

Valquíria Casemiro Lima, mãe de Fernando Lima, primeira pessoa a utilizar a cadeira de trilha, avalia as mudanças causadas pelo equipamento. “A inclusão social realmente está acontecendo. É muito bom ver um parque lindo como esse e saber que, agora, pessoas com deficiências também podem participar da trilha. Essas cadeiras permitem que meu filho vivencie experiências diferentes que não conseguiria com uma cadeira de rodas normal”, comenta. Além de Fernando, Diogo, pessoa que utiliza cadeiras de rodas, também pôde participar da trilha. Ambos são membros do Instituto Pernas Voluntárias

Instaladas e sinalizadas no local com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e da Secretaria de Mobilidade Urbana, as cadeiras para uso nas trilhas podem ser solicitadas pessoalmente, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, ou reservadas pelo telefone (19)3845-1149. O parque está aberto para visitação de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h.