Reinauguração do CRAS Brasil fortalece assistência social e promove qualidade de vida em Hortolândia

Evento contou com autoridades, atividades recreativas e melhorias na estrutura do centro, trazendo benefícios para a comunidade local

Nesta quarta-feira, (25/05),  aconteceu a reinauguração do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jd. Brasil, demonstrando o compromisso da Prefeitura em fortalecer a assistência social e aprimorar a qualidade de vida da população.  Essa celebração faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade.

As autoridades presentes no evento eram o prefeito municipal Zezé Gomes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social,  Francisco Raimundo da Silva, a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Diniz, e o diretor do Departamento de Inclusão Social, Jesus José Ribeiro da Costa.

Durante as festividades, os participantes puderam desfrutar de apresentações variadas, como o desfile dos jovens da UNIFAP,, apresentações da academia recém-construída e exibições de capoeira pelo grupo Salvador e Nova Guiné. Além disso, o coral da entidade Moriah também encantou o público. Para garantir a diversão de todos, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce estavam disponíveis para pessoas de todas as idades.

"A maior obra é cuidar das pessoas. Cada vez mais, melhorar a qualidade de vida de todos. Muito obrigado a todos que ajudaram a construir essa unidade", destaca o prefeito Zezé Gomes.

A reinauguração do CRAS Brasil, que antes era o  CCS (Centro de Convivência Social),  trouxe melhorias significativas para a unidade, com destaque para a ampliação dos espaços de atendimento, incluindo a construção de três novas salas e dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, foram realizadas reformas na infraestrutura, como a substituição da rede elétrica, do piso e aprimoramentos no acesso. Reparos na cobertura foram efetuados e o sistema de coleta de águas pluviais foi expandido.

Os resultados positivos dessas melhorias foram evidenciados pelos depoimentos dos beneficiados, como Zilma Rodrigues, moradora do Jd. Conceição, é usuária antiga do CRAS, que destacou a importância das atividades oferecidas para o bem-estar da comunidade. "Ficou muito bom. Os cursos e atividades nos fazem muito bem, eu adoro este lugar”,  afirmou.

O Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, enfatizou: "Quero agradecer a todos que realizam seu trabalho aqui no CRAS. Que possamos continuar fazendo um trabalho cada vez melhor para essa região, para que as pessoas possam viver cada vez mais com dignidade".

Uma das grandes adições à estrutura do CRAS Brasil é a nova academia, equipada com 15 aparelhos, proporcionando mais opções de atividades físicas e bem-estar para os usuários do centro. Essas medidas têm como objetivo atender às necessidades da comunidade local, tornando o local uma referência para os moradores da região, substituindo o antigo CRAS Jd. Novo  ngulo. Com capacidade para atender até 3.500 famílias, o CRAS Brasil será considerado de médio porte.

Leni Pauliuki, coordenador do CRAS Brasil desde o antigo CCS (Centro de Convivência Social), ressaltou que "melhorias implementadas fortalecem ainda mais a região, beneficiando não apenas os usuários, mas também os funcionários envolvidos na unidade”.

Localizado na Rua da Amizade, 240, Jd. Santiago, o prédio estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo acesso a uma variedade de serviços públicos, benefícios e projetos de assistência social. Organizações da sociedade civil parceiras estarão responsáveis pelo atendimento técnico, Cadastro Único, acompanhamento familiar pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são unidades públicas de assistência e desenvolvimento social que oferecem serviços de apoio financeiro, cursos, oficinas pedagógicas e outras atividades de proteção básica às famílias. A reinauguração do CRAS Brasil demonstra o empenho da Prefeitura de Hortolândia em promover a assistência social e elevar a qualidade de vida da população local.