Inaugurações do CRAS Brasil e CRAS Primavera fortalecem a assistência social em Hortolândia

A reforma do CRAS Brasil, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, foi concluída e a reinauguração está programada para  esta quarta-feira (25/05). Além disso, no próximo sábado(27/05), haverá a inauguração do CRAS Primavera. Ambas as celebrações fazem parte das comemorações do aniversário da cidade.

Durante os eventos, serão realizadas cerimônias oficiais com a presença de autoridades, atrações culturais e diversas atividades recreativas, como brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, para toda a população. No CRAS Primavera, em particular, haverá a Ação Comunitária “O CRAS É NOSSO” com atualização do Cadastro Único e a distribuição de peças de roupas fornecidas pelo Fundo Social da Solidariedade.

Na unidade CRAS Brasil houve uma ampliação dos espaços de atendimento, com a construção de três novas salas e dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, foram realizadas melhorias na infraestrutura, incluindo a substituição da rede elétrica, do piso e aprimoramentos no acesso calçado. Reparos na cobertura foram feitos e o sistema de coleta de águas pluviais foi expandido. Além disso, como parte da reforma e ampliação, foi construída uma academia com 15 aparelhos, proporcionando mais opções de atividades físicas e bem-estar para os usuários do centro. Com capacidade de atender até 3.500 famílias, o CRAS Jd. Brasil será considerado de médio porte.

Essas medidas de aprimoramento têm como objetivo atender às necessidades da comunidade local, fazendo com que o CRAS se torne uma referência para os moradores do Jardim Brasil, substituindo o antigo CRAS Jardim Novo  Ângulo.

O prédio está localizado na Rua da Amizade, 240, Jardim Santiago, e estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo acesso a uma variedade de serviços públicos, benefícios e projetos de assistência social. O atendimento técnico, o Cadastro Único, o acompanhamento familiar pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) serão disponibilizados por organizações da sociedade civil parceiras.

No caso do CRAS Primavera, a Prefeitura está empenhada em garantir a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pela unidade e investiu em uma série de ajustes na infraestrutura do local. Isso inclui a ampliação dos espaços de atendimento, a substituição da rede elétrica, a instalação de um novo telhado, o aprimoramento do sistema de coleta de águas pluviais, a substituição dos portões e a pintura interna e externa. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, essa unidade tem capacidade para atender até 9.000 famílias e é considerada de grande porte. O CRAS Jardim Primavera também oferece acesso a diversos serviços públicos, benefícios e projetos de assistência social por meio de atendimento técnico, Cadastro Único, acompanhamento familiar pelo Paif e SCFV, fornecidos por organizações da sociedade civil parceiras.

O prédio está localizado na Rua da Amoreira, número 35, Conjunto Habitacional Jd. Primavera e está passando por melhorias em sua estrutura para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente aos cidadãos.

"Estamos muito felizes em inaugurar as novas unidades do CRAS Brasil e CRAS Primavera em Hortolândia. Essas reformas e ampliações demonstram nosso compromisso em fortalecer a assistência social e proporcionar um atendimento de qualidade à população. Estamos prontos para oferecer serviços, benefícios e projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias e o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Morais Diniz.

Os CRAS são unidades públicas de assistência e desenvolvimento social que oferecem serviços de apoio financeiro, cursos, oficinas pedagógicas e outras atividades de proteção básica às famílias. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Hortolândia com a assistência social e a melhoria da qualidade de vida da população.

CRAS Brasil

Reinauguração: Dia 25/05 Horário: 9h