Novo Parque Socioambiental inaugurado no Green Park oferece opções variadas de lazer para a comunidade

Local conta com pista de caminhada, ciclovia, parcão e outros equipamentos públicos em ampla área verde

Neste sábado (20/05), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou a inauguração do Parque Socioambiental "GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis", localizado na rua Beatriz Allievi, entre o condomínio Green Park e a Central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A inauguração faz parte das comemorações do aniversário da cidade.

Entre os presentes estavam o prefeito municipal, Zezé Gomes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos. Também estiveram presentes o secretário de governo, Carlos Augusto César, (Cafù), a secretária de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, o secretário de Obras, Sérgio Torrecillas, o secretário de Segurança, Dr. Jold Correa, e o secretário de Cultura, Régis Bueno.

"O Parque Socioambiental é um marco para Hortolândia. Com esta inauguração, reafirmamos nosso compromisso em oferecer espaços de qualidade, promovendo o contato da comunidade com a natureza e contribuindo para o desenvolvimento sustentável ", destaca o prefeito Zezé Gomes.

A cerimônia de abertura foi marcada por momentos especiais, incluindo uma homenagem ao guarda municipal que dá o nome do parque, bem como uma apresentação dos cães da guarda municipal: Thor, Ozzy e Ralf.

A homenagem prestada ao GM foi um momento de reconhecimento pela sua dedicação e serviços prestados à comunidade. Ele faleceu em 2020 durante a pandemia, vítima de complicações da Covid-19.

"Ver o nome do meu irmão, GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis, eternizado neste parque é uma emoção indescritível. É uma forma de preservar sua memória e reconhecer sua contribuição para a nossa comunidade”,  destaca Carlos Wagner Fernandes dos Reis, 47 anos, irmão do homenageado.

O parque é inaugurado com o objetivo de proporcionar bem-estar e incentivar a prática de atividades físicas. A construção de uma ciclovia e uma pista de caminhada atende às necessidades de diversos públicos. O cuidadoso planejamento paisagístico traz beleza ao ambiente, com a presença de espécies de mudas ornamentais, como Azulzinhas, Camarão Vermelho, Moreia e Palmeira Cica.

"Estamos muito felizes com a inauguração do parque. Agora temos um espaço próximo de casa onde podemos desfrutar da natureza, fazer caminhadas e praticar atividades físicas",  afirma Roberto Monteiro, 57 anos, morador do bairro Santa Clara há 15 anos.

Destacando-se no parque, o plantio de árvores nativas e frutíferas, incluindo duas jabuticabeiras doadas por uma propriedade particular, enriquece o paisagismo local. Bancos e mesas feitos com materiais reaproveitados oferecem um ambiente acolhedor aos visitantes.

A arte do grafite marca presença, trazendo diversão e um ambiente ao ar livre. Ilustrações infantis, em tons de azul e amarelo, com formas circulares, criam uma atmosfera familiar e acolhedora. O renomado artista de grafite Hélio Domingues da Luz, conhecido como Cabelin, com uma vasta experiência de 25 anos, foi o responsável por esse trabalho.

O parque também protege e preserva uma nascente existente na área, demonstrando um cuidado especial com o meio ambiente.

No local foi implantado o "Parcão", um espaço especial no parque, que oferece um local para os animais de estimação brincarem e interagirem com seus donos. O playground do "Parcão" é totalmente construído com madeira reutilizada, evidenciando o compromisso do município com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

"É maravilhoso ter um parque adequado para passear com minha cachorrinha. Agora podemos desfrutar de um espaço seguro e agradável, onde nossa família de quatro patas também é bem-vinda”, ressalta Lucilene Cassiano, 48 anos,  acompanhada da cachorrinha Marley.

“Estamos muito orgulhosos dessa conquista e temos certeza de que o Parque Socioambiental será um espaço de lazer, convivência e conscientização para toda a comunidade de Hortolândia", destaca a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

A inauguração do Parque Socioambiental "GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis" é um marco importante para a cidade de Hortolândia, proporcionando um espaço agradável e repleto de atividades para toda a comunidade desfrutar.