Prefeitura promove dois eventos de incentivo à leitura em Hortolândia, nesta semana

13º Hortolendo será nesta sexta (26/05) e 2º Literalendo, no domingo (28/05)

Hortolândia será, neste mês, a “capital” da leitura na região. No mês em que celebra o aniversário de 32 anos de emancipação política, a cidade terá dois grandes eventos literários gratuitos, promovidos pela Prefeitura: o 13º Hortolendo, nesta sexta-feira (26/06) e o 2º Literalendo, no domingo (28/05). O objetivo da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é incentivar a leitura entre os moradores da cidade, inclusive entre os 26 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Com foco na comunidade escolar (crianças, jovens, adultos estudantes, familiares e profissionais da educação), o “13º Hortolendo nas escolas” acontece nas 60 escolas da rede municipal de educação e nas 40 particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche. Neste ano, a tradicional festa literária enfoca “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de aprendizagem, convivência e humanização”. Cada unidade escolar terá programação própria, que incluirá ações lúdicas como contação de histórias, cantinhos de leitura, exposição de pinturas e desenhos, apresentações musicais e teatrais, dentro outras atividades artístico-culturais.

Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral, no Jd. Amanda, por exemplo, os participantes vão abordar o tema "Afetividade com Tarsila do Amaral" para incentivar a leitura e a prática artística entre as crianças. A programação inclui a releitura de obras da pintora paulista para trabalhar a sensibilidade, a criatividade e a afetividade da criança. Mas tem outras atividades, como explica a professora Tatiane Pedroso Barbosa. “Cada criança ganhará sua sacola com um livro, com o intuito de fomentar a leitura. Quanto à exposição das maquetes, foram produzidas pelas próprias crianças, imbuídos pelo tema ‘Hortolândia, minha cidade querida’, a fim de retratar a história e crescimento da nossa cidade”, afirma a professora do 5º ano A.

Literalendo

Aberto ao público em geral, o 2º Literalendo acontecerá ao ar livre, no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, a partir das 11h. “Por uma alfabetização de bons sentimentos” é o tema escolhido, nesta edição. O palco principal terá diversas atrações, dentre elas

a dupla musical infantil paulista “Palavra Cantada”, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, muito conhecidos no meio escolar brasileiro. Haverá também contação de histórias, apresentações musicais, exposição de máscaras africanas e distribuição de livros.

Na praça de alimentação, serão vendidas bebidas e comidas, bem como artigos artesanais confeccionados por integrantes do Programa de Economia Solidária. Durante o evento, haverá distribuição de livros. Em 2022, na primeira edição, o Literalendo levou cerca de 25 mil pessoas ao Parque Dorothy.

Confira as atrações do 2º Literalendo:

• 11h - Banda Municipal / Quinteto  da Secretaria de Cultura + Abertura Oficial

• 11h45 - Contação de histórias - Palhaço Zé Minhoca

• 12h15 - Apresentação das escolas e contação de história com Solange Cachimiro, supervisora educacional da Secretaria de Educação e Hugo Maciel, coordenador pedagógico da Emef Jd. Amanda (CAIC)

• 13h - Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história Marina Costa, de Indaiatuba, no quiosque da exposição “Máscaras africanas: arte, cultura e ancestralidade”.

• 13h40 – Apresentação da dupla Zé Victor e João

• 14h20 -  Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história marina costa, de Indaiatuba

• 15h – Apresentação de Renan Inquérito, com o show “Abrakbça”.

• 16h – Show da dupla “Palavra Cantada”