Prefeitura de Hortolândia inicia Operação Inverno para auxiliar pessoas em situação de rua

Objetivo principal é oferecer abrigo, cobertores e cuidados adequados

A Prefeitura de Hortolândia deu início, nesta semana, à Operação Inverno, uma ação humanitária voltada para fornecer assistência e orientação às pessoas que se encontram em situação de rua, durante a temporada de frio. Com o objetivo principal de oferecer abrigo e cuidados adequados, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social busca encaminhar essas pessoas para um abrigo institucional da Secretaria, a “Casa de Passagem”.

Durante a primeira semana da operação, uma equipe composta por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos está empenhada em realizar busca ativa e fornecer atendimento pelas ruas da cidade, das 17h às 00h, todos os dias, incluindo os finais de semana. Esses profissionais estão distribuindo cobertores e convidando as pessoas em situação de rua a se abrigarem do frio.

A Casa de Passagem é um abrigo que funciona das 18h às 6h e está localizada na Rua José Cavalcante, 204, no bairro Vila Real, com capacidade para acolher até 50 pessoas e pode ser ampliada para acomodar mais pessoas de ambos os sexos durante o inverno rigoroso.  O abrigo oferece acomodações com camas confortáveis, cobertores quentes e instalações para higiene pessoal. Além disso, são providenciados cuidados especiais para os animais de estimação dos acolhidos. Para garantir a alimentação adequada, as pessoas abrigadas recebem jantar e café da manhã gratuitos.

“Nós nos comprometemos a dedicar uma atenção especial às pessoas em situação de rua durante este inverno rigoroso que se aproxima. Planejamos mobilizar toda a nossa equipe para oferecer um cuidado diferenciado a essas pessoas vulneráveis”, destaca o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

A Prefeitura de Hortolândia também incentiva a participação da comunidade nessa causa humanitária. Aqueles interessados em contribuir com o abrigo podem fazer doações de cobertores ou informar a localização de pessoas em situação de rua por meio dos seguintes números de telefone: (19) 3897-4084, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou no (19) 2210-9144, com atendimento 24 horas por dia.

Além disso, o município realiza a Campanha do Agasalho, um trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, que busca arrecadar itens de inverno para distribuição às pessoas necessitadas. Os pontos de arrecadação espalhados pela cidade podem ser encontrados neste link.

"A operação Inverno é um exemplo claro de como uma comunidade unida e solidária pode fazer a diferença, fornecendo abrigo, alimento e esperança para aqueles que mais precisam”, afirma a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Morais Diniz.