Jovens atendidos pelo Decola Juventude visitam Instituto Federal de Hortolândia

Objetivo da iniciativa foi conhecer a universidade, ver os cursos e estimular a continuidade dos estudos

Nesta segunda-feira (15/05), jovens participantes do programa "Decola Juventude" realizaram uma visita ao IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Câmpus Hortolândia, localizado na Vila São Pedro. A iniciativa teve como objetivo conhecer o ambiente universitário, obter informações sobre os cursos oferecidos, incentivando-os a darem continuidade nos estudos.

Durante a visita, os participantes conheceram as salas de aula e laboratórios, esclarecendo dúvidas sobre os cursos oferecidos. O IFSP é público e tem cursos técnicos, graduação e pós-graduação em áreas como Engenharia, Matemática e Tecnologia. São mais de 8 mil metros de área construída, com laboratórios de informática, mecânica, eletrônica e automação, além de ginásio, refeitório, auditório, biblioteca e espaços de convivência. Hoje, há 1.500 estudantes matriculados.

“Foi um grande prazer poder apresentar o IFSP para eles, a fim de motivá-los a continuar com os estudos e a busca por uma profissão. Quanto mais jovens conhecerem a nossa instituição e sonharem com o acesso a ela, melhor para todos nós”, afirma a Dra. Caroline Jango, Pedagoga e Diretora Geral do IFSP Câmpus Hortolândia.

De acordo com Rebeca Helena da Silva Monção, jovem de 18 anos e participante do programa "Decola Juventude", a visita ao local foi de extrema importância. “Durante a visita, eu tive a chance de conhecer diferentes cursos oferecidos, além de me familiarizar com o local, que achei bem grande”. Segundo Rebeca, a visita foi muito interessante para o seu aprendizado, visto que ela pôde conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela instituição.

“Eu vejo a visita como uma ótima oportunidade de ampliar meus conhecimentos e entender melhor o ambiente acadêmico oferecido pela instituição. Gostei bastante”, afirma Breno Henrique dos Santos, jovem aprendiz de 16 anos.

“Através dessas ações, conseguimos proporcionar aos adolescentes e jovens ampliação do seu universo informacional e contribuir para o futuro profissional de cada um”, destaca Michelle Costa Corrêa Leite, assistente social do programa.

Durante o meio e o final do ano, surgem oportunidades para estudar no IFSP, com a abertura de novos processos seletivos. É possível obter informações sobre futuros processos seletivos por meio do site do IFSP ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Programa Decola Juventude

O programa faz parte do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e oferece capacitação profissional em áreas como informática e administração, através de aulas teóricas e práticas realizadas todas as segundas-feiras na sede da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia. Atualmente, o programa atende 20 adolescentes, que  têm a oportunidade de aprender sobre o trabalho público e se identificar com várias funções e profissões.

Os “Jovens Aprendizes” contratados recebem meio salário mínimo nacional e vale-transporte para aprenderem tarefas administrativas em serviços ligados à Secretaria de Inclusão Social, como CRAS(Centro de Referência de Assistência Social) , CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), CT, Espaço Incluir, CCS (Centro de Convivência Social), CESP (Centro de Empreendedorismo Popular) e CQP (Centro de Qualificação Profissional).

Uma forma de ingressar no projeto é por meio do atendimento nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social),  onde os jovens são indicados de acordo com suas vulnerabilidades. O atendimento é feito levando em consideração os critérios adotados para o programa Jovem Aprendiz, incluindo o encaminhamento para a participação no "Decola Juventude".