Ação comunitária "O CRAS é Nosso" teve participação de mil pessoas, no sábado (06/05), no Jd. Amanda

Evento levou serviços socioassistenciais à população de Hortolândia

O evento comunitário "O CRAS é Nosso", realizado pela Prefeitura de Hortolândia, neste sábado (06/05), no Jd. Amanda, atraiu cerca de mil participantes como parte das comemorações de aniversário da cidade. A iniciativa incluiu diversas atividades e serviços fornecidos pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e organizações da sociedade civil parceiras.

O evento contou com a presença do Prefeito Zezé José Nazareno Gomes, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, do secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, da secretária adjunta Roberta Morais Dinis, além do secretário de Esportes e Lazer, Gleguer Zorzin, e do secretário adjunto, Wilson Jose Amaral.

"Sábado foi dia de festa para as famílias atendidas nos CRAS. Realizamos uma grande ação comunitária na região do Jd. Amanda, com diversas atrações, inclusive com a entrega de certificados dos cursos profissionalizantes. Construir uma Cidade Inteligente é poder atender a todos, dando oportunidades e inserindo nossa gente no mercado de trabalho. Aqui em Hortolândia, cuidamos de todos", afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Cerca de 300 pessoas puderam fazer inscrição no Cadastro Único. Também foram entregues 36 kits gestantes do Programa Cuidar, além da doação de roupas pelo Fundo Social de Solidariedade, orientação e 16 cadastros no programa Jovem Aprendiz Legal do Ciee, entre outras atividades.

Também houve formatura de cerca de 80 alunos dos cursos de Barbearia, Sobremesa, Maquiagem e Manicure do "Capacita Hortolândia". Além disso, tendas de organizações parceiras da Secretaria de Inclusão foram expostas, assim como uma exposição de costura e barracas da Economia Solidária que comercializaram alimentos, bebidas e artesanato. A programação incluiu apresentações de coral, muay thai, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.

As ações comunitárias realizadas pela Prefeitura, através dos CRAS de Hortolândia, buscam garantir o acesso da população aos serviços, programas e benefícios oferecidos. O objetivo é manter um diálogo contínuo com a população para facilitar e melhorar a qualidade dos serviços prestados, além de garantir a inclusão e o desenvolvimento social.

“O evento convida os usuários a se apropriarem do espaço físico, dando a sensação de que é deles. O CRAS é uma casa que tem como objetivo acolher, encaminhar, orientar e ouvir, e essa iniciativa permite que os usuários percebam a importância desse atendimento e lhes dê a oportunidade de considerar o espaço como se fosse deles, criando um sentimento de propriedade e pertencimento”, finalizou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.