Ação comunitária "O CRAS é Nosso", neste sábado (06/05), leva serviços socioassistenciais à população de Hortolândia

Programação será realizada no Jardim Amanda, das 8h30 às 12h

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, está organizando uma ação comunitária chamada "O CRAS é Nosso", que será realizada neste sábado, dia 6 de maio, das 8h30 às 12h, na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, no Jardim Amanda I. O evento faz parte da programação do 32º aniversário de Hortolândia, tem entrada gratuita e é aberto a todos os moradores da cidade.

Os participantes terão à disposição uma variedade de atividades e serviços ofertados pela Secretaria de Inclusão e por OSCs (organizações da sociedade civil) parceiras. A abertura do evento contará com apresentação do  grupo Quinteto Cultura, da Secretaria de Cultura.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se atualização e inclusão de famílias no Cadastro Único, distribuição do kit gestante do Programa Cuidar para as mães do Jd. Amanda, doação de roupas pelo Fundo Social de Solidariedade e orientação e cadastro no programa Jovem Aprendiz Legal do Ciee. Também estará disponível informações sobre o projeto "De Mãos Dadas", programa de empregabilidade assistida. Haverá ainda uma roda de conversa com os alunos voluntários da Universidade PUC Campinas, abordando o tema "Cuidado é coisa de gente", com o objetivo de promover uma cultura de coresponsabilidade pelo cuidado mútuo e social.

O evento também será marcado pela formatura de 80 alunos dos cursos de Barbearia, Sobremesa, Maquiagem e Manicure do “Capacita Hortolândia”. Os formandos terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades durante o evento, com atendimentos gratuitos de corte de cabelo masculino e esmaltação.

Já as organizações parceiras da Secretaria de Inclusão terão tendas expositoras para apresentar seus trabalhos. Haverá também uma exposição de costura apresentada por mulheres que participaram do curso de "Costura e Modelagem", realizado pela Prefeitura em parceria com o Programa Mulheres Fashion do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) Campus Hortolândia.

Barracas da Economia Solidária comercializarão alimentos, bebidas e arrtesanato; A programação contará, ainda com apresentações de coral, muay thai, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.

As ações comunitárias realizadas pela Prefeitura, por meio dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) de Hortolândia, em conjunto com outras políticas públicas, visam garantir o acesso da população aos serviços, programas e benefícios oferecidos. A intenção é estar em contínuo diálogo com a população para facilitar e melhorar a qualidade dos serviços prestados, além de garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social possam acessar seus direitos sociais.

"A ação 'O CRAS é Nosso' é uma oportunidade para a população de Hortolândia ter acesso a diversos serviços e atividades de forma gratuita. Acreditamos que é uma maneira de oferecer  um atendimento de qualidade e reforçar ainda mais nosso compromisso com a comunidade", afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.