Rede Atacadão inaugura unidade em Hortolândia e gera mais de 500 empregos

Prefeito Zezé Gomes destaca que o empreendimento favorece o desenvolvimento da cidade

A rede de comércio varejista Atacadão inaugurou, nesta quinta-feira (27/04), uma unidade da loja em Hortolândia. Localizada na Av. Olívio Franceschini, 1407, a inauguração da loja atraiu os consumidores da cidade, que formaram longas filas atraídos pelas ofertas.

Com os portões abertos às 8h30, a loja da rede varejista Atacadão em Hortolândia concretizou um projeto antigo da empresa de se instalar na cidade. Os primeiros estudos considerando a instalação de uma loja em Hortolândia começaram em 2018, há cinco anos. No entanto, foi no começo do ano passado, com a escolha do terreno, que a empresa procurou a Prefeitura para conseguir a licença legal para se instalar no município. Desde então, foram investidos mais de R$ 80 milhões pela rede do comércio varejista na unidade.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, visitou as instalações internas da loja, percorrendo todos os departamentos. Para o prefeito, a localização de Hortolândia em um Corredor Metropolitano favorece o desenvolvimento da cidade. “Mais do que arrecadar impostos para o município, a importância da loja Atacadão é a de gerar empregos e a de oferecer produtos de qualidade, para atender um público diversificado. A escolha desse ponto foi muito acertada, porque essa localidade está conectada com o Corredor Metropolitano, permitindo a ligação com todas as regiões da cidade. A expectativa é que neste entorno sejam atraídas ainda mais lojas”, comenta. Com a chegada da rede Atacadão, Hortolândia passa a ter quatro unidades do segmento comércio varejista.

Com o início das operações do Atacadão, mais de 500 vagas de empregos foram geradas, 200 vagas das quais foram ofertadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão da Prefeitura de Hortolândia. Foi por meio de uma publicação nas redes sociais que o auxiliar de informática, Gustavo Lima, tomou conhecimento de uma dessas vagas. O jovem de 23 anos estava há mais de um ano desempregado antes de ser contratado pela rede varejista.

Para o diretor regional da rede Atacadão, Wesley Totti, a escolha de pontos para instalação de novas lojas considera vários critérios, tais como a localização, facilidade de acesso, crescimento urbano. “Às vezes encontramos pontos que são economicamente mais interessantes, mas que se tornam inviáveis para o negócio devido ao distanciamento. Nós identificamos em Hortolândia um ponto muito bom, de acesso rápido. Além disso, percebemos na cidade um potencial de crescimento orgânico. Um projeto antigo, de cinco atrás, que foi concretizado”, avalia.

Responsável por desenvolver políticas públicas com a finalidade de promover o crescimento ordenado da cidade, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica da Prefeitura de Hortolândia teve participação fundamental no uso do terreno para fins comerciais. Procurada pelo titular do terreno, que queria usar o espaço para construção de imóveis residenciais, a pasta apresentou diretrizes de que a proximidade com a Av. Olívio Franceschini seria estrategicamente mais interessante para a instalação de pontos comerciais. “Hortolândia está inserida numa região metropolitana, com 62 mil km². Por isso é importante planejar bem. O ideal é que não tenhamos bairros de um lado da cidade, comércio e indústria de outro. A ideia é que esteja tudo integrado. A vinda do Atacadão para a cidade é um exemplo de que é possível ter desenvolvimento sustentável, planejado e que ofereça mobilidade”, avalia o Secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior.