Idosos de Hortolândia participam de ação de saúde e beleza

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia reuniu cerca de 120 idosos no CCMI

Cortar o cabelo, fazer as sobrancelhas, esmaltar as unhas e até mesmo aferir a pressão. Idosos de Hortolândia participaram de ação de saúde e beleza promovida pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira (24/04). O evento aconteceu no salão do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro.

Comumente realizado a cada trimestre, a ação realizada pela Prefeitura conta com a atuação de alguns colaboradores. São profissionais da área de saúde e estética que prestam serviços de maneira voluntária. Reflexologia, auriculoterapia, design de sobrancelhas, corte de cabelo, aferição da pressão, teste de glicemia e degustação de colágeno foram os serviços oferecidos à população idosa cadastrada no Centro de Convivência da Melhor Idade.

A animação e o clima festivo eram visíveis entre os presentes. Durante a espera pelo atendimento, alguns aproveitavam para colocar o papo em dia ou até mesmo jogar baralho. Entre o público feminino, um dos serviços mais concorridos foi o de esmaltação e o de design de sobrancelhas. Já os homens deram preferência ao corte de cabelo. Uma das inscritas mais ativas do CCMI, Margarida Cardoso, 75 anos, exibe as sobrancelhas alinhadas. "Eu me sinto muito bem aqui, fazendo minhas atividades, encontrando-me com os amigos. Sinto-me melhor estando aqui, saindo de casa. É como se eu me sentisse mais viva do que já sou", comenta.

Entre os colaboradores presentes na ação, uma chama a atenção. Maria Teresa da Silva Souza, 68 anos, é uma das idosas atendidas pelo CCMI. Mas na manhã desta segunda-feira aproveitou a experiência como manicure para atender os colegas. "Ser voluntária, para mim, é algo que eu faço de coração. Eu me sinto bem em ajudar o próximo", revela.

Para Fernanda Fadiga, coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso, a ação promovida pela Prefeitura facilita o acesso à população idosa de serviços que não são prioridades. "Muitos dos nossos idosos cadastrados têm o dinheiro contado. São aposentados, beneficiários do LOAS. Muitos, têm gasto com medicamentos. Então, não sobra dinheiro para, no final do mês, fazer um corte de cabelo, um design de sobrancelhas. Nós trabalhamos muito, em todas as atividades que realizamos, com a questão do empoderamento da pessoa idosa - fazer com que eles se sintam importantes, úteis, ter a autoestima lá em cima", encerra.

O Centro Convivência da Melhor Idade possui duas unidades em Hortolândia, uma no Remanso Campineiro e a outra no Jd. Amanda. Entre as atividades oferecidas, encontram-se aulas de dança, música, papoterapia, artesanato, teatro pintura, além da hidromassagem, atividade temporariamente indisponível devido a reformas. Para se cadastrar, o interessado deve possuir mais de 60 anos e comparecer ao CCMI portando documento de identidade, RG e CPF, Comprovante de endereço, Carteirinha de vacinação (no mínimo, com a 3ª dose), e declaração médica de aptidão física.